terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Dia 3: Campo Grande-Rondonópolis

Chegamos ontem no fim da tarde a Rondonópolis, a primeira cidade grande de Mato Grosso. Até agora são 2.208 km percorridos. Saímos 'a noite pra jantar (pintado, peixe da região), tomar sorvete e passear na pracinha, que tá com uma linda decoração de Natal. Miguel deu uma volta no carro de papai noel, puxado por "renas" de brinquedo. Ele sacou logo que era um fusca disfarçado.
~
No MS fizemos uma parada de algumas horas em Rio Verde de Mato Grosso pra eu resolver um lance no cartório e enviar umas cartas. O correio fechava 'as 11, mas o funcionário me quebrou o galho e abriu cinco minutos depois. Falei que vínhamos de SC e ele se entusiasmou, contou sobre as atrações da cidade e até me levou pra salinha oonde os colegas trabalham nos fundos, pra me mostrar fotos que tinha tirado de umas cachoeiras. Visitamos Sete Quedas, um lugar lindo na beirada do Pantanal, e tomei banho de rio com Miguel e Bruno. Quando Laura tinha nove anos de idade, parou no mesmo lugar durante a mudança de SP pra Rondônia. Antes era tudo selvagem, agora tá organizado, com churrasqueiras e placas proibindo birita. Continua lindo, mas pra ela não é a mesma coisa.
~
Um mar de soja pelo caminho. E uma estrada reta a perder de vista. O céu do Centro-Oeste é lindo e o pôr-do-sol, de cartão postal.
~
A estrada fica sensivelmente pior quando entramos em Mato Grosso. Mas nada que comprometa demais. É que o tráfego de caminhões é intenso e isso desgasta o asfalto.
~
Devemos almoçar em Cuiabá hoje. Augusto e Nilza estão por lá consertando umas coisinhas na camioneta e vamos nos encontrar. Este trecho, subindo a serra, deve ser dos mais chatinhos de toda a viagem. Se tudo andar como o previsto, entramos em Rondônia hoje à noite.