quarta-feira, 30 de abril de 2008

O novo conto catarina: lançamento

Foi bem legal o lançamento do livro com a coletânea de novos contistas de Santa Catarina. O hall da reitoria da UFSC tava cheio de gente bacana que foi gostoso reencontrar. Conheci alguns companheiros da antologia, como o simpático Charles Silva. Me dei conta de que uma das autoras, a Clarmi, é a mesma com quem estudei francês na Aliança. Combinei com o Marco Vasquez mais uma anchova assada pra breve. Tinha um vinho tinto danado de bom, adequado pra noite gelada de vento sul - nesta madrugada o termômetro chegou a 11 graus em Floripa.

A jornalista Maria Odete, da TV Barriga Verde, me entrevistou e fez uma boa pergunta, embora recorrente em eventos do gênero: por que se lê tão pouco no Brasil? Não me atrevi a buscar uma resposta-síntese de 30 segundos pra uma questão de cinco séculos. Saí-me com um comentário sobre o analfabetismo funcional e sobre a importância da educação em casa. Meu recado pros telespectadores: - Pai, mãe, leiam pros seus filhos. É um presente inestimável que vocês dão pra eles.

Regininha contou algumas histórias curiosas sobre o processo de garimpagem e edição dos textos. Como a do "misterioso" Werner Neuert, de Indaial, que ela teve enorme dificuldade de localizar, inclusive tendo encontrado um homônimo que nada tinha a ver com o escritor. Até que finalmente conseguiu conversar com ele por telefone. Werner se mostrou gentil, mas como não conseguia escolher o conto, enviou um livro inteiro pra ela selecionar. Depois sumiu de novo. Rubens Lunge também enviou um livro inédito sem indicar o conto, mas por outro motivo: tinha acabado de sofrer um acidente de carro. Uma pane no computador fez metade do conto de Moacir Loth desaparecer, problema resolvido a tempo. Outro contista não teve tanta sorte: seu texto evaporou-se e a ausência só foi percebida quando o material já tinha ido pra gráfica.

Fiquei contente em estar nesse livro, principalmente porque não é uma antologia qualquer - é a escolha DA REGININHA, e quem a conhece sabe o que quero dizer.