sábado, 25 de janeiro de 2003

Economia e desenvolvimento sustentável

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social promoveu no dia 25, na PUC/RS, a oficina "Os novos fundamentos macroeconômicos para o desenvolvimento social". A palestrante especialmente convidada foi a economista americana Hazel Henderson, mundialmente reconhecida pelo seu ativismo no desenvolvimento sustentável.

Hazel é considerada uma das grandes líderes do pensamento alternativo e uma das poucas vozes femininas que prega o escambo de mercadorias entre países em desenvolvimento. Ela é uma das criadoras do índice Calvert-Henderson, modelo ensinado nas universidades e seguido por muitos governos estaduais americanos. Esse índice incorpora questões ambientais, investimentos em educação e saúde, qualidade de vida e direitos humanos, entre outros indicadores, para medição do Produto Interno Bruto.

O objetivo da oficina foi discutir como promover e avaliar investimentos em empresas socialmente responsáveis e quais indicadores devem ser considerados nas decisões que favoreçam o desenvolvimento sustentável. Também representou o primeiro passo para uma ampla discussão sobre a revisão da contabilidade nacional dos investimentos públicos e privados.