quinta-feira, 30 de março de 2006

Espera

Laura aguarda em casa, tranquila, o momento em que nosso astronauta Bruno decidir que quer conhecer o espaço exterior. Ontem entramos na lua nova. Agora é esperar pra ver.

terça-feira, 28 de março de 2006

Na boca do gol

A previsão da médica de Laura é que Bruno vai nascer nas próximas 48 horas.

segunda-feira, 27 de março de 2006

Trainspotting, dez anos depois

Terminei de ler Pornô, de Irvine Welsh, mesmo autor de Trainspotting (que não li, mas vi o filme e curti). Muito bom! Dez anos depois, os protagonistas escoceses de Trainspotting se reencontram, fazem parcerias escusas, aplicam golpes em terceiros, traem uns aos outros, reatam velhas amizades. Sick Boy - que agora rejeita o apelido - vira dono de um pub decadente e quer se transformar em um empresário de filmes pornô. Frank Begbie sai da prisão e tenta se vingar de quem o roubou. Spud pretende largar as drogas e escrever um livro. Renton gerencia uma boate em Amsterdã, mas resolve retornar à Escócia e devolver a grana aos ex-parceiros. E por aí vai. A narrativa é armada com maestria: cada capítulo vem em primeira pessoa, contado por um personagem diferente, com linguagem própria e humor afiado. Vai render um belo filme também, pode apostar.

39a. semana hoje

Tamos quase lá.

Blogoland

Dois novos blogamigos: Gucabral e Questão de Momento, de Kátia Negreiros.

quinta-feira, 23 de março de 2006

Do baú digital


Momento romântico na
Baviera, Sul da Alemanha.

Foto Geraldo Hoffmann, 1997.

Tutty Vasques...

..., no Mínimo, pegando no pé do ministro:

Verdade de duplo sentido
Palocci dizia em casa que estava aplicando em fundos externos quando se demorava na República de Ribeirão Preto em Brasília. Ou seja, o ministro não chegou propriamente a mentir.

Cidade

Nosso blog coletivo +D1, que teve como primeiro tema o Verão, a partir de hoje aborda um novo assunto: Cidade. E pra começar, a aniversariante do dia, Floripa.

terça-feira, 21 de março de 2006

Bye bye Verão

O amanhecer ameno e o calendário informam: Verão 2005/2006 agora é só lembrança. As vitrines de lojas também nos lembram que a cor da moda outono-inverno é púrpura e as mangas compridas voltam a reinar. Tempo de tirar os casacos do armário e botar no varal. De observar a sutil mudança no caminhar do sol, agora nascendo mais pra Nordeste e passando a cada dia mais inclinado no horizonte. Preparar a câmera fotográfica pra captar a luz mais suave. Curtir bons vídeos e livros nos dias de chuva. Ir pra praia de bermuda, chinelo e jaqueta. Trocar a cerveja pelo vinho - ou conciliar os dois, já que é meia estação. Tempo de observar a transformação nas plantas, a muda de pêlo nos animais. Dar um pulo às termas de Caldas da Imperatriz. Guardar os ventiladores. Começar a pensar num fundue. Valeu, Verão. Toda a praia que peguei foi pouca, mas espero pelo Veranico de maio.

segunda-feira, 20 de março de 2006

38a. semana

Bruno está pronto. Mas o ultrassom e o exame médico indicam que ele vai esperar mais duas ou três semanas pra nascer.

Sábado compramos um colchão novo pro bercinho dele. Quando chegamos em casa, Miguel comentou:

- Oba, mais um colchão pra eu pular em cima!

E caiu na risada.

Miguelices: seres

Almoçando mariscos.

- Pai, o que você vai fazer com as cascas?
- Vou enterrar.
- Ah, então vai nascer uma árvore de marisco!
- Vai não, filho. Mariscos não são plantas, eles são animais.
- Ah, sei. Animais de estimação.

Insight ao sol

Minhas realizações têm menos importância que o efêmero castelo de areia construído junto com meu filho numa manhã de domingo. Esta epifania me enche de idéias alegres e subversivas.

Milágrimas

(Itamar Assumpção e Alice Ruiz)

em caso de dor ponha gelo
mude o corte de cabelo
mude como modelo
vá ao cinema
dê um sorriso ainda que amarelo,
esqueça seu cotovelo
se amargo foi já ter sido
troque já esse vestido
troque o padrão do tecido
saia do sério deixe os critérios
siga todos os sentidos
faça fazer sentido
a cada mil lágrimas sai um milagre
caso de tristeza vire a mesa
coma só a sobremesa
coma somente a cereja
jogue para cima faça cena
cante as rimas de um poema
sofra penas viva apenas
sendo só fissura ou loucura
quem sabe casando cura
ninguém sabe o que procura
faça uma novena reze um terço
caia fora do contexto
invente seu endereço
a cada mil lágrimas sai um milagre
mas se apesar de banal
chorar for inevitável
sinta o gosto do sal do sal do sal
sinta o gosto do sal gota a gota,
uma a uma duas três dez cem mil lágrimas
sinta o milagre
a cada mil lágrimas sai um milagre


[via Jeanine]

quinta-feira, 16 de março de 2006

Verão na Ilha



Laura, Bruno e eu na praia do Pântano do Sul.
Foto de Raulzito, dezembro de 2005. Posted by Picasa

Rei Arthur

Yan e Juli compartilham com os amigos as primeiras fotos de Arthur, o novo rei da casa. Já nasceu blogueiro esse menino.

quarta-feira, 15 de março de 2006

Ouvindo

Ali Farka Touré e Ray Cooder. Dica do brou Frank. "Dá pra
ouvir trabalhando na boa, mas cê fica balançando o pé".

http://www2.uol.com.br/instituto/vitrola_154.htm

Burrocracia

E o troféu O Processo vai para... Detran de Natal! Faz um mês e meio que tou tentando renovar minha carteira de motorista. Já fui seis vezes ao Detran de Floripa. Primeiro meus dados não estavam no computador: enviaram e-mail, mandaram ofício pedindo informações e nada de resposta. Tive que telefonar pra lá. Daí meu prontuário finalmente entrou no sistema, mas faltou liberarem a transferência. Será que a culpa é do sistema?

10º mês lunar - 37ª semana

Do Guia do Bebê:

O bebê está medindo 35cm e pesando 2950g. Cresce e ganha peso. Ele está maduro e pode nascer a qualquer momento, principalmente a partir do fim dessa semana. O bebê já está na posição que irá nascer, fazendo o médico decidir se vai ser parto normal ou cesárea.

Vida chegando

Ontem em São Paulo nasceu Arthur, filho de Yan e Juli. Ele conta que foram 36 horas de parto tenso, mas que tudo saiu bem. Felicidades, amigos! Bem-vindos ao time ;)

segunda-feira, 13 de março de 2006

De passagem


Voazul
rumo austral
a barra de cereal

Cinco manias

Pego carona em mais uma mania blogueira e revelo outra de minhas listas infames:

1. Escrever em cadernos de trás pra frente e da frente pra trás ao mesmo tempo.
2. Fazer caretas pro espelho quando tou sozinho no elevador.
3. Me perder de propósito em cidades onde nunca estive.
4. Desenhar garatujas de coqueiros.
5. Memorizar a página onde parei a leitura - e em seguida esquecer o número.

Road-movie porreta

Um pouco atrasado em relação ao resto do mundo, assisti maravilhado há algumas semanas Cinema, Aspirinas e Urubus, primeiro longa de Marcelo Gomes. Conta a história de um alemão que, em 1942, dirige um caminhão pelo sertão nordestino, vendendo aspirina e exibindo filmes promocionais. Ele dá carona a um sertanejo que tá indo pro Rio de Janeiro. Pelo caminho conversam sobre a vida, dão caronas, conhecem gente nas cidades por onde passam, tomam cachaça juntos e aprendem um com o outro. É Nordeste não-estilizado, cinema-luz, com aquele brilho cegante daquelas paragens quentes que só a gota. Planos longos, história focada nas nuances dos personagens. O ator que faz Ranulfo é engraçadíssimo de um jeito meio sério, tem uma interpretação genial. Amei esse filme. 100/100.

Documentário de primeira

A pessoa é para o que nasce. É o que diz uma das três irmãs cegas no belo documentário de Roberto Berliner. Das esmolas nas ruas de Campina Grande e em outras cidades do sertão nordestino, elas ganham o mundo e a fama através da música. Os cortes temporais permitem que a gente acompanhe, com o passar dos anos, a transformação que o próprio documentário provocou na vida delas. Vai que é bom, muito bom! 92/100

sexta-feira, 10 de março de 2006

Nihon

Algumas fotos do meu amigo Aidan Doyle, australiano que tá vivendo no Japão. Ele também mostra uns instantâneos das Filipinas e das férias de Natal em família.

Rádio Campeche busca mais associados

Silvio da Costa Pereira dá um toque e passo adiante:

A Rádio Campeche convida os associados e simpatizantes para conhecer sua sede própria, que fica na Travessa Iracema das Chagas Pires, nº 80, perto da rua das Corticeiras e do Restaurante Alguidar. Nos sábados haverá plantão das 8h às 11h30 para que os associados possam colocar em dia as anuidades de 2006 (R$ 30,00). Quem preferir pode pagar via depósito bancário pelo BESC (agância 055, conta corrente 086638-8) ou Banco do Brasil (agência 4397-4, conta corrente 6879-9). Nos plantões será iniciado o recadastramento dos associados antigos e feita a filiação de novos colaboradores. Em função de despesas fixas - luz, água e telefone - e do pagamento de empréstimos assumidos, é fundamental a colaboração dos associados para que a Rádio possa cumprir seus objetivos.

quinta-feira, 9 de março de 2006

Águas de março

Calor de derreter na Ilha de SC. Já tou cuma pontinha de saudade do outono/inverno, mas enquanto isso, aproveitemos cada momento do melhor mês do verão em Floripa. Hoje antes do almoço cheguei em casa ensopado de suor e tomei um banho de chuveirão no quintal. Chuáááá!!!!!!
~
Tá se formando um baita cúmulus-nimbus nos arredores. Daqui a pouco o chuvaréu desaba.

quarta-feira, 8 de março de 2006

Anotação de leitura: o humano em perspectiva

"Uma das idéias que os seres humanos têm mais dificuldade em aceitar é que não somos a culminação de nada. Nossa presença aqui nada tem de inevitável. Os próprios antropólogos tendiam a pensar assim até a década de setenta".
Ian Tatersall, em Breve história de quase tudo, de Bill Bryson. Um livro muito bacana, aliás. Da origem do universo ao surgimento do homo sapiens, ele troca em miúdos muitas preciosidades sobre ciência e vida.

Serviço de xarjincasa

m

Bem na veia. Ou na véia.
~
p.s.: Frank se desculpa pelo escorregão, o certo é "carruagem".

Trabalho infantil, repercussões na Europa

O jornal britânico Independent repercutiu ontem (e a Folha de SP comentou) a reportagem do Observatório Social sobre trabalho infantil em minas de talco na cadeia produtiva de multinacionais. Bem no meio da visita de Lula ao Reino Unido. Na semana passada a Deutsche Welle também citou a denúncia.

Dia das mulheres

Maria, Maria, um dom,
uma certa magia,
Uma força que nos alerta,
Uma mulher que merece viver e amar
Como outra qualquer do planeta.
Maria, Maria é o som, é a cor, é o suor,
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri quando deve chorar
E não vive, apenas agüenta.
Mas é preciso ter força, é preciso ter raça,
É preciso ter gana sempre...
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria mistura a dor e a alegria.
Mas é preciso ter manha, é preciso ter graça,
É preciso ter sonhos sempre...
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania de ter fé na vida.

Milton Nascimento

terça-feira, 7 de março de 2006

Vale mil palavras


Esta foto, tirada por um voluntário do Centro de Mídia Independente, não deixa dúvidas: a polícia queria impedir o repórter fotográfico Sarará de fazer seu trabalho. Grave crime contra o direito de informação e a liberdade de expressão. Questionado pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas de SC, Rubens Lunge, o governador Luiz Henrique disse desconhecer a agressão da polícia aos jornalistas. De duas, uma: ou está mal informado por sua equipe ou tá escondendo o jogo. As duas hipóteses são bem desabonadoras.

segunda-feira, 6 de março de 2006

Conflito de personalidade


Aonde vai parar esse mundo? O Branquito, gato lá de casa, não tá mais a fim de comer a ração dele. Prefere ração de cachorro. Deve ser a convivência...

Miguelices: vida de adulto

- Pai, quero ser adulto.
- Por que, filho?
- Pra pegar faca, usar colher grande...
- O que mais você quer fazer?
- Ver filme violento. E viajar sozinho.
- Você não vai levar o Bruno nas suas viagens?
- Vou. Ele vai engatinhando.

sexta-feira, 3 de março de 2006

Bom findi

Que o sábado e o domingo nos fortaleçam a todos. Boa praia, bom cinema, bom livro, muita música e muito amor ;)

Ato público

Hoje às 17h30 o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina promove um ato público em frente ao Diário Catarinense/RBS pra protestar contra a demissão arbitrária do repórter fotográfico Cláudio "Sarará" Silva. O Sindicato quer informar à sociedade como o jornal e a PM trataram o jornalista. O tratamento dispensado pela polícia ao professor Nilson Lage também vai estar na pauta.

quinta-feira, 2 de março de 2006

2006 pra valer

Hoje já ouvi três vezes que o ano tá começando agora. O impacto no bolso também me anuncia o mesmo. Passei um bom tempo pagando impostos.

~

Curti o carnaval no sossego de casa e na praia. O mar do Campeche tava cuma temperatura simplesmente perfeita. E você, por onde andou?

Operação Tapete Verde

O Conselho Local de Saúde da Fazenda do Rio Tavares, em parceria com as escolas públicas e particulares locais, promove nas próximas semanas duas mobilizações ligadas à qualidade de vida e ao bem-estar da comunidade. No dia 22 de março, quarta-feira, às 7h30 da manhã, uma manifestação no trevo do Campeche vai pedir um Tapete Verde - em contraponto ao Tapete Preto (asfalto) que o prefeito Dário Berger tá espalhando pelas ruas de Floripa. "Não temos acostamento, não temos controladores de velocidade, as pessoas não podem andar a pé e de bicicleta sem correr risco de vida!", diz e-mail que recebi.

No dia 7 de abril (dia Mundial da Saúde), em parceria com a Sala Verde Escola da Fazenda, o Conselho lança a Operação Tapete Verde: "Vamos incentivar o plantio de árvores nativas, frutíferas e ornamentais, e vamos colocar, ao lado de cada placa da prefeitura, a nossa plaquinha da OPERAÇÃO TAPETE VERDE."

quarta-feira, 1 de março de 2006

Tempo


"Time". Mais um belo
shot de Tati Cardeal.
Em Caracas, Venezuela.

35ª semana

Malinha pronta. Gavetas arrumadas. Faltam cinco semanas, mas podem ser três ou sete.

O Guia do Bebê informa que Bruno é um neném bonito, arredondado, com gordura no subcutâneo, rosado, com unhas, sobrancelhas, cílios, cabelos, belas bochechas e olhos já bem abertos. Já não tem tantos "pêlos" espalhados pelo corpo, pois a lanugem esta se soltando. A cabeça está posicionada de tal maneira que ela mesma vai começar a trabalhar o colo para o parto. A medida dos pés à cabeça é de 45 cm e seu peso de 2500 a 2600 g.

Passará

O artista gráfico Beck acertou em cheio nesta tirinha. Como alguém comentou lá, Quintana aprovaria.