sexta-feira, 7 de abril de 2006

Em casa

Bruno e Laura voltaram pra casa anteontem à tarde. Duas palavras resumem como nos sentimos agora: felizes e cansados. Tamos maravilhados com esse ser que ilumina nossos dias e agita nossas madrugadas. Bem, não somos mais pais de primeira viagem, o que ajuda em muitas coisas práticas como pegar o neném no colo, trocar fralda e dar banho. Por outro lado, cada neném é único. A vida não se repete e tá sempre nos colocando na situação de aprendizes.

Obrigado a todos que nos enviaram palavras de carinho. Vocês devem imaginar por que não atendi o celular. Nesses momentos pré e pós nascimento os usos sociais vão pras cucuias. Mas os torpedos funcionaram bem - li todos e reli pra Laura enquanto ela se recuperava na maternidade (aliás, um parêntesis essencial: assistir um parto é uma experiência poderosa e mística; parir uma criança, então, deve ser mil vezes mais. Talvez se os homens pudessem passar por isso o mundo fosse muito diferente, mais harmônico). Assim que a gente repuser o sono perdido e se acostumar na nova rotina, vai ser um prazer apresentar o pequeno a vocês.

É tempo de adaptação pra família. Precisamos aprender juntos, rápido, a lidar com emoções novas e às vezes difíceis. Miguel alterna alegria pela chegada do maninho com insegurança e rebeldia. Ele tem recebido nossa atenção especial, com beijos e abraços apertados. Imagino o que se passa pela cabeça dele, pois também rolou comigo na infância. É um drama que não pode ser minimizado. Demanda enorme paciência, atenção e capacidade de amar. Hora de investir muito na criação de novos vínculos e no reforço dos já existentes.

E por falar em adaptação, os animais estão de cara. Branquito entrou numas de que também é neném: hoje pegamos o bichano dormindo dentro do berço. Os cachorros ficam olhando pela porta da cozinha, cheios de interrogação nos olhares e rabos. Alheio a isso tudo, Bruno só enxerga os peitos cheios de leite da mamãe. Vida mansa: mamar, cagar, dormir, tomar quinze minutos de sol pela manhã, abrir o berreiro quando se sente incomodado e tirar longas sonecas sonhando com o aconchego do útero.

Hoje fizemos o teste do pezim no posto de saúde da Fazenda do Rio Tavares. Aproveitamos a viagem pra registrar o pequeno, que agora já é oficialmente Bruno Tuyama Veras da Silva. Um legítimo manezinho do Campeche.