"You think you know who you are. You have no idea."
Este é o mote central de Crash - No limite (Paul Haggis, 2004). Mais que uma história sobre racismo, é uma reflexão sobre a intolerância nas suas formas sutis. A narrativa se passa durante dois dias em Los Angeles, onde as vidas de vários personagens se entrelaçam - lembra a estrutura de Short Cuts (Robert Altman, 1993), adaptação do livro de mesmo nome do genial Raymond Carver. O roteiro de Crash usa com habilidade alguns clichês do cinemão pra criar belas reversões de expectativa - um recurso antiquíssimo, mas infalível se bem empregado. É um filme que fala da aldeia americana, daí talvez seu alcance universal, embora, pro espectador de terras mais miscigenadas, várias situações possam parecer um tanto estranhas. Sua força vital está em nos fazer pensar sobre quem somos por trás das nossas máscaras. E sobre o que pode acontecer quando, por imprevistos da vida, elas caem e deixam ver a luz. 97/100.
terça-feira, 23 de maio de 2006
Crash
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