terça-feira, 19 de setembro de 2006

Oriente Médio - um retrato


A edição especial da revista Caros Amigos que chega às bancas hoje traz o dossiê Oriente Médio – um retrato da região. Entre os destaques, reportagem do amigo Fernando Evangelista, - formado em jornalismo aqui da Unisul -, que cobriu a recente guerra do Líbano com o fotógrafo italiano Matt Corner.

Renato Pompeu traz “as lições que ninguém aprende”: a história do Oriente Médio e a situação atual de cada um dos seus dezoito países, mais um mapa do poderio militar de cada um e os mais ricos em petróleo; José Arbex Jr. - meu professor em um curso de especialização em 1992 - narra a disputa pelo controle do petróleo. Em outro artigo, vê a derrota de Israel e dos Estados Unidos frente à opinião pública.

Marina Amaral entrevista dois expoentes das comunidades árabe e judaica no Brasil, Helmi Nasr e Fiszel Czerisnia. Marcos Zibordi visita bairros paulistanos onde árabes e judeus convivem na boa. A revista traz também entrevistas com Tariq Ali, Marc Garlasco (pesquisador da Humam Rights Watch) e Stephen M. Walt (professor da Universidade de Harvard e autor de um artigo polêmico sobre o lobby de Israel); artigos de Georges Bourdoukan, Gershon Knispel e Silvio Tendler; e uma amostra das artes árabes e judaicas.

[com infos de Sofia Amaral]