segunda-feira, 9 de outubro de 2006

De debate e voto

A primeira luta de boxe - ops, debate - do segundo turno tirou essa eleição do marasmo. Alckmin entrou batendo pesado e Lula respondeu no mesmo tom. Enquanto eu abria umas latinhas de cerveja, sucediam-se acusações mútuas de mentira, tolerância com corrupção, ineficiência administrativa... Pouca coisa sobre planos de governo. Lula até que tentou levar pra esse lado, mas o adversário não topou: insistiu na história do dinheiro do dossiê, falta de crescimento do Brasil, avião da Presidência. Lula rebateu com críticas à venda das estatais, ao pífio resultado social dos oito anos de governo do PSDB, aos casos de roubalheira no governo FHC. E apresentou dados sobre as realizações de seu governo, como o combate à miséria, o investimento em educação e o aumento no número de empregos.

Achei frustrante por um lado, pois se falou muito do passado e eu esperava mais debate sobre o que fazer daqui pra frente. Por outro é muito saudável que o povo possa conhecer melhor o que pensam os dois candidatos e refletir sobre que futuro se pode dar pro país. Às vezes a gente até se esquece que, até 1985, votar pra presidente era só um sonho. Taí a liberdade, taí um presidente que foi eleito com apoio dos movimentos sociais, concorrendo com um adversário conservador.

Como você já deve ter notado, este blog apóia Lula pra presidente - mas não fico enchendo o saco tentando convencer ninguém disso; decida como quiser e não venha me alugar pra mudar de idéia. É um voto crítico, diante de tanto desatino cometido por bagrinhos e barões do PT; diante do sistema de reeleição, do qual a princípio discordo; de muitas coisas erradas que este governo cometeu e outras tantas que deixou de fazer a contento. Mas é o voto numa idéia. Acredito que é preciso insistir mais nesse caminho, avançar na conquista histórica que os trabalhadores e movimentos sociais tiveram em 2002 - e evitar o retrocesso que seria a volta ao poder dos que só atrasaram a vida do povo. Meu voto é de cobranças e, sim, esperanças.