terça-feira, 28 de novembro de 2006

As Pelejas de Ojuara

Solino, amigo de Natal, me deu essa dica sobre as filmagens da adaptação de As pelejas de Ojuara, de Nei Leandro de Castro, um dos livros mais hilários que já li e muito bem escrito:

as filmagens das pelejas foram por aqui mesmo, no interior, acari, nesses cantos. marcos palmeira faz o caboclo ojuara e o filme deve se chamar "o homem q desafiou o demônio". naum sei pq naum deixaram o título original, mt mais de acordo com a história e a temática. mas eu conversei com flavio (filho de nei leandro) e ele me disse q uma vez vendidos os direitos, o pai dele naum podia mais pitacar. vamos aguardar a estréia :)
Imagino que mudaram o nome do filme porque "Peleja" é um termo pouco usual fora da região Nordeste. O livro conta a história do caboclo Araújo, pau-mandado pela mulher e pelo sogro, que um dia, depois de muito agüentar, recebe o espírito de um guerreiro índio, muda de nome - Ojuara é Araújo de trás pra frente - e chuta o balde. Aí sai em busca de aventuras que envolvem sexo, poesia, muita risada e vários lances de realismo fantástico.

Tive a honra de conhecer um dos personagens, poeta Luís Carlos Guimarães, com quem fiz um curso de criatividade literária. Também conheci o autor, tio de um grande amigo meu, Marcello Castro. Marcello morava com seu pai, Airton, na frente da nossa casa em Ponta Negra, Natal. Os dois estão entre as pessoas mais espirituosas e pândegas que já conheci. É de família. Nei Leandro, que já colaborou nos tempos áureos do Pasquim, tem outro livro ótimo chamado O Dia das Moscas, em que um personagem tem Síndrome de Down.

~

UPDATE, 30.11.06. Jakzam observa que "peleja" é palavra bem comum aqui no Sul, sim: "Tem um ditado gaúcho que diz: não tá morto quem peleia. Este peleia é do verbo pelejar".