quinta-feira, 30 de novembro de 2006

'Grande Sertão: Veredas' em pdf

Pra comemorar os 50 anos de lançamento de Grande Sertão: Veredas, as editoras Nonada Cultural, Nova Fronteira e a Tess Advogados estão liberando pela internet o download gratuito do livro de Guimarães Rosa. O arquivo pdf vai ficar disponível até dezembro. São 608 páginas do mais puro deleite lingüístico. Claro que o mais confortável é ler o romance no bom e velho livro de papel - bem devagar, frase a frase, pra demorar a chegar no fim. Mas a versão eletrônica já serve pra saciar a curiosidade de quem nunca teve a chance de folhear essa obra-prima da literatura universal - parece exagero, mas não é, o livro é um monumento.

Um trechinho aleatório que pesquei da página 23 (tive que copiar no método tradicional, porque o pdf não permite Control C + Control V):

O senhor... Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso que me alegra, montão.
[via Adauri]