quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Peitos e puritanismo

Hipocrisia doentia e falso moralismo. Quem conta é a Denise Arcoverde do Síndrome de Estocolmo: nos Estados Unidos, Emily Gillette foi expulsa de um avião (!) por estar amamentando sua filha. A mãe está processando a empresa aérea.

Anteontem, dezenas de mães fizeram uma em aeroportos americanos, pedindo punição à empresa e urgência na votação de uma lei federal de proteção dos direitos civis de proteção ao aleitamento materno.

Denise também traz pro debate a sexualização dos seios, um direito da mulher, tanto quanto o de amamentar:

Para horror de algumas ativistas de amamentação americanas e canadenses (não são todas assim, mas existem exageros em todo lugar), sempre disse que muito me agrada o papel sexual dos meus seios e não abro mão dele.

Não estou falando na exploração da imagem dos seios pra vender cerveja, mas por que teríamos que abrir mão do prazer e da sedução, na qual os seios também têm lugar?

Minha posição é que o seio é meu. O seio é das mulheres, não dos bebês, nem dos companheiros.

Fazemos o que bem entendemos com eles, podem ser fontes de prazer e/ ou de nutrição, cada um na sua hora (ou às vezes até meio mesclado). Mas, a decisão de amamentar ou não, onde, quando e como tem de ser exclusiva da mulher.