terça-feira, 17 de abril de 2007

O grande golpe do Plano Real

Já tomou sua dose de indignação hoje? Recomendo a entrevista de Paulo Henrique Amorim com Luís Nassif, que acaba de lançar pela Ediouro o livro "Os cabeças-de-planilha". Nassif conta que André Lara Resende, então membro da equipe econômica de FHC, era o "economista com dupla militância, ajudando a definir as regras do Real e, depois, operando no mercado em cima dessas margens". Lucrou uma fortuna com isso - no mercado financeiro se dizia que, nessa tacada, embolsou em torno de R$ 500 milhões.

"Esta é provavelmente a denúncia mais grave já feita sobre as maracutaias na política econômica brasileira", escreve Paulo Henrique Amorim. Uma face nada lisonjeira de Fernando Henrique Cardoso é revelada no livro, diz o jornalista:

"A entrevista que FHC deu a Nassif, em fevereiro deste ano, é patética. Por três vezes ele diz que não sabia do que acontecia – e não sabia o que acontecia sobre o Plano Real, que mudou a economia, a moeda e o país (para o bem e para o mal...). E por cinco vezes ele diz que não foi consultado. Não foi consultado sobre questões centrais da reforma do Plano Real. É espantoso !!!
A entrevista de PHA com Nassif sobre o golpe do Real pode ser lida aqui e ouvida aqui.