quinta-feira, 3 de maio de 2007

Operação Moeda Verde

Nesta quinta chuvosa, vem da Polícia Federal uma notícia pra lavar a alma de quem ama a Ilha de Santa Catarina e lamenta os crimes cotidianos contra a natureza. Desde a madrugada estão sendo presos políticos, empresários e funcionários públicos acusados de negociar licenças ambientais em Florianópolis. A lista de acusados presos chega a 22 pessoas, todas inocentes até julgamento em contrário. Mas ao que parece os nove meses de investigação deram bons fundamentos à decisão do juiz, que quer evitar a destruição de provas.

Com todo o meu ceticismo quanto à justiça dos homens, acho que é um grande avanço, mesmo que eles fiquem uns poucos dias no xilindró. O enriquecimento fraudulento às custas da degradação ambiental vem ocorrendo há anos com a complacência da mídia e dos governos. No mínimo a operação Moeda Verde vai ter efeito inibidor de outras canalhices. Leia aqui a íntegra da nota da PF e a lista com os nomes dos presos.
~
É sintomático que nos anos recentes a atuação da Polícia Federal tenha se voltado pros tubarões. Ao que parece, o governo Lula deixa investigar.