sexta-feira, 8 de junho de 2007

Babel: globalização e não-comunicação



Ontem vi Babel, do mexicano Alejandro González-Iñárritu. O autor de Amores Perros e 21 Gramas mostra mais uma vez que a magia do cinema é eterna enquando houver boas histórias a serem contadas. Os temas deste filme são a globalização e a dificuldade de comunicação entre as pessoas. No Marrocos, um tiro acidental de rifle disparado por uma criança fere uma turista americana. As conseqüências se refletem nos Estados Unidos, onde vivem os dois filhos da mulher; no México, para onde as crianças acompanham a babá a uma festa de casamento; e no Japão, onde mora o dono original da arma e sua filha surda. No elenco, Brad Pitt faz um papel contido, na medida certa de seu personagem, um homem torturado por um drama do passado, que tenta se reconciliar com sua mulher - interpretada pela fera Cate Blanchett. A ponta mexicana tem como astro Gael Garcia Bernal, em papel secundário mas essencial à trama. Curioso: este filme ganhou o Oscar pela trilha sonora, mas ela foi o que menos me chamou a atenção.

Babel
faz ressonâncias em minha vida pessoal que não consigo expressar com clareza. Passa pela coisa de ser nordestino migrante em terras sulistas; de ter o idioma como referência afetiva e profissional, ao mesmo tempo profundamente meu e inatingível; de precisar lidar de maneiras diversas, conscientes e inconscientes, com a minha Babel interna a transformar meu sotaque em algo que não é mais de lugar nenhum e é ao mesmo tempo de vários; e de ter bons amigos que vivem em outras culturas e línguas - a sensação de que, por um lado, nunca vamos nos compreender por completo (e alguém consegue em relação a outro ser humano?), mas por outro é possível transcender os códigos e chegar ao entendimento essencial, em que as palavras são dispensáveis (algumas cenas mostram isso com beleza e elegância). Há também uns trechos de não-comunicação e humilhação com os quais o viajante, sobretudo de país periférico, se identifica de imediato. Por exemplo, o incidente na fronteira entre México e Estados Unidos. É um filme pra rever, pois tem muitos subtextos. O melhor do ano até agora.