sexta-feira, 29 de junho de 2007

Cinco coisas que adoro nos meus meninos

  1. O carinho. Os dois são muito afetuosos com pai e mãe e entre eles. Expressam isso com freqüência, com abraços, beijos e palavras ("Te amo" tá sempre em alta). Às vezes tem umas rabujices, implicâncias, brincadeiras rudes seguidas de chororôs. Mas no fim a harmonia impera. A cena-síntese da união de irmãos é quando os dois estão dormindo na nossa cama - espaço que adotaram como deles e toleramos a contragosto - e ficam aninhados com as cabeças encostadas uma na outra.
  2. As perguntas. Fico deliciado com a curiosidade do Miguel quando quer saber como se escreve "começar", o que é "tropical", se bicho-preguiça arranha com as garras ou se "totem" é uma palavra do inglês - essa última, tive que procurar no Houaiss: "etimologia: ing. totem (c1776) 'id.', do ojibua oto'te'man 'seu totem'; f.hist. 1899 tótem". Será que eu perguntava tanta coisa assim na idade dele? Aprendo ensinando, ensino aprendendo.
  3. O crescimento. Coisa linda de ver o Bruno ganhando a cada dia mais confiança no andar, incorporando novas palavras no vocabulário, fortalecendo a autonomia nas brincadeiras, nas preferências de paladar. E os avanços do Miguel na alfabetização, que formalmente ainda nem começou. Letras, rimas, sonoridades de sílabas, leitura de placas. E já escreve o próprio nome.
  4. O bom humor. Ninguém tem obrigação de ser bem humorado o tempo inteiro, muito menos quando se tem quatro anos e meio e um ano e três meses. Mas de maneira geral, os meninos adoram abrir o sorriso e fazer os outros rirem. Valem piadas, trocadilhos, sons engraçados com a boca, puns, esconde-enconde ("Achou!"), cócegas, cambalhotas, imitações...
  5. O espírito viajante. Estão puxando aos pais. Miguel adora viajar, seja ao centro da cidade ou ao Ceará. Bruno ainda não foi muito longe, mas se deixar a porta aberta ele escapa pra explorar o jardim ou o quintal. E quando vê alguém saindo sem levá-lo, abre o berreiro. Também curtem muito a natureza - árvores, praia, dunas... São ambos mochileiros em potencial.