terça-feira, 12 de junho de 2007

Os comentários e a liberdade de expressão

Leio agora que o jornalista Paulo Alceu parou de publicar em seu saite a coluna Sem Cortes, existente há mais de dois anos, onde abria espaço para a livre manifestação dos leitores. Ele está sendo processado pelo deputado Djalma Berger (PSB) por causa de um comentário de leitor em novembro de 2006 - já retirado do ar por ordem judicial. O parlamentar quer calar o mensageiro: demanda que o jornalista lhe pague R$ 100 mil de indenização por danos morais.

Em setembro de 2004, Alexandre Inagaki já comentava sobre a ameaça à liberdade de expressão na internet. Citou o primeiro caso de um blog retirado do ar em processo judicial motivado por um comentário de leitor. Precedentes perigosos. Alceu vai usar o espaço da coluna para informar os leitores sobre o desdobramento da ação judicial.

Nem que fosse apenas por motivos pragmáticos, os políticos deviam optar pelo diálogo tolerante antes de reprimir quem pensa diferente - e quem abre espaço para o contraditório. Correm sempre o risco de despertar o fenômeno Xô Sarney, campanha que se multiplicou como uma febre pela internet brasileira depois que os advogados do senador maranhense tentaram tirar blogs do ar.