sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Joseph Conrad: 'Juventude'

Juventude - Joseph ConradEntre um gole e outro de vinho, Marlow, narrador de várias histórias do escritor Joseph Conrad, conta a quatro amigos sobre sua primeira viagem num navio cargueiro ao Oriente, quando tinha vinte anos de idade. A incrível aventura e a impressão que causou no marinheiro são o enredo de Juventude (L&PM Pocket, 2006, 80 páginas). Foram os seis reais mais bem empregados dos últimos tempos. Trecho:

"Desde então tenho sentido o seu fascínio; vi as misteriosas praias, a tranqüila água, as terras dos povos morenos, onde uma furtiva Nêmesis espreitava, perseguindo, dominando tantos homens de um raça conquistadora que se orgulha de sua sabedoria, do seu conhecimento, de sua força. No entanto, para mim, todo o Oriente está contido nesta visão da minha juventude. Está tudo nesse momento em que abri meus olhos juvenis sobre ele. Chegava ao Oriente depois de batalhar contra o mar - e eu era jovem, e eu o vi olhando para mim. É tudo o que restou. Apenas um momento - de juventude! Um raio de sol sobre uma costa estranha, o tempo de lembrar, o tempo de suspirar e... bem, adeus! Noite - adeus!"