sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Não há fronteiras para as boas idéias

É ótimo quando uma boa idéia se multiplica. O PAIR Programa Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro, que hoje existe em 57 cidades de 11 estados, vai ser expandido para mais três estados este ano: Rio de Janeiro, Rondônia e Pará. Criado há cinco anos, o programa teve sucesso reconhecido pelo Tribunal de Contas da União, que em 2004 recomendou sua expansão. A estratégia é buscar o fortalecimento dos Conselhos Tutelares e a capacitação dos agentes da rede de proteção à criança e ao adolescente. Está em negociação um projeto que vai levar a metodologia aos demais países do Mercosul, a princípio nos municípios de fronteira.

Conversei com Ângelo Motti, coordenador da Escola de Conselhos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que desenvolveu essa metodologia. Ele conta que o grande diferencial do PAIR é capacitar as pessoas para entender o problema:

"Nós mostramos os meios de que dispomos para o enfrentamento, os danos que a violência causa, o papel da rede e como organizá-la, sempre respeitando a dinâmica, a história e a cultura de cada lugar".
Ângelo cita alguns resultados positivos. O município de Pacaraima, em Roraima, deixou de ser rota do tráfico internacional de crianças e adolescentes, que eram levadas para garimpos de brasileiros na Venezuela – algumas também para Holanda, Espanha e outros países europeus. Muitas dessas meninas eram de Manaus, outra cidade escolhida no projeto-piloto, onde a situação também melhorou.

No Acre houve redução no número de meninas que eram levadas de Brasiléia e do interior do estado para a Bolívia. Mas essa rota ainda é abastecida via Porto Velho. Por isso Rondônia é um dos três estados que vão ser incluídos no Programa este ano. Em Feira de Santana, importante entroncamento rodoviário na Bahia, o PAIR promoveu uma ação preventiva sistemática junto a caminhoneiros. Criou-se um “parlamento juvenil”, organização em que mais de 300 jovens atuam propondo políticas públicas e em outras ações de enfrentamento do problema.

Mais aqui