segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Balanço de leituras

Lendo:

  • O vulto das torres - A Al Qaeda e o caminho até o 11/9, de Lawrence Wright. Livraço que conta a gênese do principal grupo terrorista da atualidade. A ascensão de Osama bin Laden ao posto de inimigo número 1 dos Estados Unidos - depois de ter sido aliado na campanha de guerrilha contra os russos no Afeganistão - é apresentada de maneira meticulosa e interessante, com base em centenas de entrevistas.
  • Reinações de Narizinho 1, de Monteiro Lobato. O clássico de literatura infantil brasileira está de volta pela Editora Globo, com belas ilustrações e em dois volumes. Todas as noites leio um capítulo pro Miguel. Começamos com uma visita ao Reino das Águas Claras, onde Emília, até então uma boneca muda, foi tratada pelo doutor Caramujo, que lhe deu uma pílula falante.
Recém-lido:
  • El plan infinito, de Isabel Allende. À semelhança de outros romances seus, a autora chilena conta uma saga familiar. O protagonista é o americano Gregory Reeves, filho de nômades, criado no gueto mexicano em Los Angeles. Ele enfrenta um monte de barras pesadas até se encontrar. Infância, amigos, amores, influências intelectuais, casamentos fracassados, traumas familiares, guerra do Vietnã, voltas e reviravoltas. Se inspira na história do marido dela. Gostei.
Na fila:
  • Hipertexto, hipermídia, organizado por Pollyana Ferrari. "O que muda na postura e no dia-a-dia do profissional da informação na era digital? Quem é o novo profissional da comunicação e quais meios ele possui?". Tem um artigo da amiga Adriane Canan, A não-linearidade do jornalismo digital.
  • Aventura nos mares do Brasil, de Werner Zotz. Mais um da coleção Expedições da Editora Letras Brasileiras. Ainda não comprei.
  • ...
Em pausa: