quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Bem piquininim

As conseqüências, vantagens e riscos da nanotecnologia nas nossas vidas estão no resumo das palestras do seminário Nanotecnologia, Saúde dos Trabalhadores, Alimentos e Impactos à Sociedade e ao Ambiente. São nove apresentações em powerpoint com bons elementos para quem quer se iniciar no tema. O evento aconteceu nos dias 3 e 4 na Fundacentro, em São Paulo.

Nanotecnologia é criação e manipulação de materiais, aparelhos e sistemas através do controle da matéria em escala microscópica. Ela está sendo anunciada como uma nova revolução tecnológica. Mais cedo ou mais tarde os resultados práticos disso vão bater a nossa porta - ou entrar pelos nossos orifícios.

A nanotecnologia envolve o estudo e a manipulação da matéria na faixa de 1 a 100 nanômetros. Um nanômetro é a bilionésima parte do metro. Mais ou menos do tamanho duma molécula d'água. Ele está para o metro assim como um grão de areia está para a distância entre Salvador e Natal (1.126 km), compara a pesquisadora Arline Sydneia Abel Arcuri, da Fundacentro. Mais aqui

p.s.: a imagem que ilustra este texto vem da galeria de nanotecnologia do saite Somewhereville, do cientista e artista gráfico (e baterista) Damian Gregory Allis. São modelos de nanoestruturas gerados por computador.