sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Todo dia é especial

Cada dia é único. A partir dessa idéia, Fernando Luis Lara, brasileiro que vive e trabalha nos Estados Unidos, está desenvolvendo um interessante projeto de arte conceitual colaborativa: 365 special days. Ele se propõe a desenhar histórias enviadas pelas pessoas sobre um dia especial que elas viveram. Cada dia do calendário terá uma única história. A encomenda custa US$ 182,50 - valor correspondente à metade do número 365. Até o momento ele já vendeu dez desenhos. Quando preencher todo o calendário, terá recebido US$ 66.612,50.

O projeto é inspirado no onethousandpaintings.com, em que o artista suíço Sala (Marcel Salathé) pinta quadros exclusivos com um número entre 1 e 1.000, todos em telas de 12 x 12 polegadas. Cada obra tem seu preço máximo definido pela fórmula matemática "valor = 1.000 - número". De início as obras têm um desconto de 90%. A cada cem quadros vendidos o desconto é reduzido em 10%. Assim, quanto mais rápido você comprar seu número favorito, mais barato você paga.

Peguei aleatoriamente a imagem que ilustra este post. É a do dia 18 de outubro, quando um cara de Minesotta encontrou a garota que mudou a vida dele.

Não tenho intenção de fazer concorrência ao artista, mas se você quiser, pode contar aqui na caixa de comentários, gratuitamente, sobre um dia especial de sua vida. O meu? 12 de junho, quando comecei o namoro com a mãe dos nossos dois meninos.