terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Fancaria

Fancaria: trabalho grosseiro, ordinário, mal-acabado, diz o Houaiss. Com este nome e o subtítulo "Conhecimento de araque", o amigo e parceiro de profissão Emerson Gasperin lança seu blog. É uma espécie de retomada do Fiambres Gasperin, onde ele republicava uma coluna de jornal. Agora retorna sem o compromisso profissional e sem as amarras da crônica. Cauteloso, avisa que é um blog em permanente versão beta. Em seu primeiro texto, diz por que se rendeu à gratuidade da coisa:

... vejo que quase todos os meus amigos são blogueiros. Eles me instigam, me divertem e me confortam. Também quero viajar nesse balão. No mínimo, para retribuir em primeira pessoa o bem que me fazem.

Era isso ou ficar assistindo ao paredão inaugural do oitavo Big Brother Brasil.

Tomate, como é mais conhecido pelos amigos (ou Tommy Tomaccio no circuito DJ) é arguto observador participante da cultura pop. Devora livros e música. Tem humor sulfúrico e língua sem travas, o que às vezes provoca falsa impressão em quem o encontra pela primeira vez. Na vida real, é extremado marido e pai de família; passeia com o cachorro duas vezes por dia e, enquanto recolhe num saco plástico os comentários que o bichinho faz à administração municipal, inspira-se para escrever sobre os fatos da vida.

Há outro importante atributo a citar sobre este blogueiro recém-chegado: ele tem um dos melhores textos que conheço - se você acompanha este blog desde 2001, sabe que não desperdiço elogio, especialmente esse tipo de elogio. Portanto, não se deixe enganar pela ironia autodepreciativa no nome do blog. Gasperin é um homem que tem algo a dizer. Excepcionalmente, em Fancaria ele não cobra nada por isso. E de brinde ainda compartilha música boa com os leitores.