terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Um resumo

Pra facilitar a busca de quem quer notícias sobre Augusto e Nilza, criei uma nova tag, tuyama. Lá estão reunidos todos os textos e fotos que venho publicando sobre eles depois do acidente rodoviário ocorrido em 18 de dezembro no município de Pontes e Lacerda, Mato Grosso. Também estão as mensagens de apoio de familiares, amigos, conhecidos e desconhecidos. Meus sogros viajavam de Florianópolis, onde moram, a Rolim de Moura (Rondônia), cidade onde viveram por muitos anos e têm descendência. Essas informações também estão catalogadas com o rótulo vida. Celebramos a vida todos os dias, pois é milagre ambos ainda estarem conosco depois da violência do impacto que sofreram. Um resumo do quadro atual:

Augusto continua em coma na UTI do Hospital Regional de Cáceres (MT). Estado grave, mas estável. Na escala de coma de Glasgow, que varia de 3 a 15, está entre 5 e 6. Há alguns reflexos e os órgãos vitais funcionam bem, mas ele respira com ventilação mecânica. O respirador só vai ser retirado quando esse índice chegar a 8. A fratura de bacia não requer cirurgia. Não houve traumatismo craniano. Ainda é difícil avaliar os danos neurológicos em decorrência do impacto e da falta de oxigenação do cérebro. Ele foi submetido a duas cirurgias: uma drenagem do líquido que se acumulava sob a membrana dural e uma traqueostomia. É preciso ter paciência, esperar que o próprio organismo providencie o despertar e crie os caminhos da cura.

Nilza está em Rolim de Moura na casa do filho Carlos, da nora Cristina e dos netos Camila e Eduardo. Ela se recupera da cirurgia que estancou uma grave hemorragia no intestino. Vive rodeada dos netos - os outros são Amanda, Pedro, João, Corina, Estéfano, Miguel e Bruno - e tem recebido muitas visitas. Participa de um grupo de orações da Seicho-No-Ie, que todos os dias manda energias positivas para o marido. Ontem completou 73 anos. Sua rápida convalescença impressiona. A força espiritual diante da adversidade é exemplo pra todos nós. A solidariedade que temos recebido também tem sido fundamental pra que a gente enfrente a crise. Temos confiança de que tudo isso vai ser superado.
~
Mapas:

Florianópolis, Pontes e Lacerda, Cáceres e Rolim de Moura no Brasil

Hospital Regional de Cáceres, MT. Augusto está aqui