terça-feira, 25 de março de 2008

100 histórias

Fernando Evangelista e Juliana Kroeger convidam para a mostra fotográfica 100 histórias, que reúne imagens da Europa, África e Oriente Médio, com destaque para fotos recentes das guerras no Iraque, Líbano e Palestina. São 50 fotos do italiano Matt Corner e 50 do espanhol Guillermo Valle.

Guerras, imigração, religião, ecologia, drogas e terrorismo são os principais temas clicados pelas lentes dos dois fotojornalistas. "A junção da informação com a arte, sem a pretensão do distanciamento ou da imparcialidade, demonstra que é possível uma abordagem jornalística mais sensível, mais contextualizada e mais humana", diz Juliana. Ela organiza a exposição junto com Fernando (figura assídua aqui no blog como leitor e inspirador), que fez coberturas jornalísticas de conflitos internacionais junto com Matt e com Guillermo.

O lançamento é dia 31 de março, às 19h, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, e as fotos ficam expostas até 11 de abril, com patrocínio da Brasil Telecom e apoio da Universidade Estácio de Sá, da Associação Catarinense de Imprensa, do Sinergia, do Hotel Maria do Mar, do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, do projeto Se Essa Mídia Fosse Minha, do Instituto de Estudos Latino-Americanos e da revista Caros Amigos.

Créditos: Matt Corner (prédios) e Guillermo Valle (crianças), ambas no Líbano. Divulgação. Clique nas imagens pra vê-las ampliadas.

p.s.: No blog de Felipe Lenhart, 1 crônica por dia, tem um belo testemunho do Fernando Evangelista sobre seus dois colegas fotojornalistas.