sexta-feira, 18 de abril de 2008

Blogagem coletiva contra o analfabetismo no Brasil

Leio agora na Georgia, do Saia Justa, que amanhã tem blogagem coletiva contra o analfabetismo no Brasil. Como é bem provável que eu dedique o sábado ao ócio offline, aproveito pra dar meu recado hoje. É o complemento de um texto que escrevi no dia 6 de janeiro.

Analfabeto não é apenas aquele que não sabe juntar A mais B nem assinar o nome. É também quem lê e não entende. É quem sabe juntar letras, palavras e frases, mas nunca pega um livro nas mãos, ou por falta de hábito, ou porque não sabe o que está perdendo, ou por dificuldade de acesso. Aí se inclui o alto custo dos livros, mas nem tanto. Faltam bibliotecas.

Um bonito trabalho vem sendo feito em Rondônia com a Biblioteca Leia o Mundo, projeto social na comunidade carente de bairro Bom Jardim, em Rolim de Moura. Tive a alegria de conhecer crianças que tiveram o primeiro contato com o fascínio das letras naquele espaço humilde, mantido pelo esforço e idealismo de um pequeno grupo de cidadãos na verdadeira acepção da palavra.

Na sua casa tem algum livro ou revista pra passar adiante? Pode ser leitura pra adulto, adolescente ou criança. Que tal dar uma força nesse projeto? É muito pouco pra quem dá e tem valor enorme pra quem recebe. Você pode colaborar enviando doações de livros e revistas pra

Biblioteca Leia o Mundo (a/c Valdete ou Ivone)
Rua das Violetas, 6744, Bom Jardim, Rolim de Moura-RO
CEP 78987-000