domingo, 29 de junho de 2008

Escandinavos de olho no cinema infantil brasileiro

O mercado foi o tema do 4º Encontro Nacional de Cinema Infantil, realizado neste sábado como parte da programação da 7ª. Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Programadores, investidores e profissionais do setor debateram com agentes do governo a realidade brasileira e políticas públicas para fomentar a produção nacional. Os participantes também conheceram o que os países escandinavos têm feito para fortalecer o cinema infantil. Lá as produções para crianças e adolescentes recebem em torno de 20% dos recursos estatais investidos em cinema. Annette Brejner, diretora do Fórum de Financiamento do BUFF FilmFestival de Malmö, na Suécia, e o produtor Lennart Ström, que por 25 anos dirigiu o BUFF, falaram sobre os principais critérios que os financiadores levam em conta ao escolher projetos para apoiar.

A perspectiva de co-produção internacional de filmes brasileiros está sendo reforçada hoje, quando sete projetos participam de um pitching. É um processo seletivo em que cada representante pode defender o seu filme para a banca em exposição oral, com apoio audiovisual se quiser. O vencedor, que deve ser conhecido ainda esta noite, vai ter a oportunidade de participar de um fórum de financiamento em março de 2009 na Suécia. Concorrem projetos que estão sendo produzidos no Rio de Janeiro, Pernambuco/Ceará, Rio Grande do Sul e São Paulo. O pitching já é utilizado por algumas emissoras como o Canal Futura na seleção de produções infantis para a grade de programação. A TV Brasil cogita também utilizar esse modelo de seleção e a Ancine pretende adotá-lo em seus próximos editais. Seu uso na seleção de projetos para cinema infanto-juvenil é inédito no Brasil.