sexta-feira, 6 de junho de 2008

Pequenas novidades: blog list

O Blogger lançou oficialmente, o Alexandres Gonçalves instigou e nesta madrugada mesmo incorporei o novo recurso aqui: a blog list. A ferramenta mostra na barra lateral os links dos blogs favoritos, de forma dinâmica. Escolhi a opção de mostrar na home os dez atualizados mais recentemente, com resuminhos dos textos de cada um. Também dá pra mostrar por ordem alfabética, sem os resumos e outras combinações - 25 na capa, todos etc. Os usuários do Google Reader podem importar os feeds assinados lá.

Recurso maneiro, valoriza a assiduidade na atualização e dá uma palhinha sobre o conteúdo da vizinhança na blogolândia. É um "ponto de fuga", podem pensar os preocupados com a "monetização" de seus blogs. Como quero mais é vitaminar o rizoma, acho ótimo criar novos caminhos. Aproveitei pra fazer uma faxinazinha na lista: tirei os que nunca mais li, os que não atualizam há mais de um ano e os que incluí em momentos de insanidade temporária. Blogamigos não presentes na nova lista, perdoem as eventuais omissões, que pretendo suprir aos poucos.

p.s.1: Os blogs hospedados no UOL e no Blogger.com.br, da Globo (já usei este último, veja o fóssil aqui), não têm RSS e, assim, não terão atualizações mostradas na blog list. Aos que ainda usam esses sistemas caducos, recomendo que zarpem pra outras praias.

p.s.2: Cesar Valente também adotou hoje a novidade em seu De olho na capital. Que, aliás, deu há poucos dias um impressionante furo jornalístico sobre a relação promíscua entre o governo e a ala picareta da imprensa em Santa Catarina. Historinha sórdida, já rendeu até prisão por chantagem.