segunda-feira, 2 de junho de 2008

Software da vez: Call Graph

Por sugestão do Nando, instalei um software gratuito pra gravar entrevistas pelo Skype. O Call Graph foi desenvolvido por uma empresa start-up de Bangalore, Índia. Fácil de usar, não tem limitação no tempo de gravação e funciona integrado ao Skype de maneira bastante discreta. No primeiro uso percebi um pouco de eco na voz do interlocutor. Enviei mensagem pro suporte (eles também estão presentes no twitter) e em poucas horas recebi uma resposta atenciosa, sugerindo que eu faça alguns testes e envie a eles um arquivo pra que possam avaliar melhor o caso. Imagino que uma tunada na configuração deve resolver. Achei legal a demo dos caras: um vídeo com screenshot animado das telas, narrado com o característico sotaque indiano.

p.s.: o Digital Inspiration sugere mais de uma dezena de opções pra gravar conversas no Skype, em Windows e Mac. Algumas são pagas e têm mais recursos. As gratuitas em geral têm limitações. Se você tiver alguma outra sugestão de software que faça esse serviço com boa relação custo-benefício, deixe aqui sua dica.
p.s.2: nunca é demais lembrar um procedimento ético básico das conversações telefônicas: antes de ligar o gravador, avise ao interlocutor que a conversa entre vocês vai ser registrada.