quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Acervo do Prêmio Herzog vai pra internet

Os 500 e tantos jornalistas ganhadores do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em suas 29 edições - incluindo este que vos tecla - recebemos uma carta bem bacana do diretor do UNIC (Centro de Informações das Nações Unidas), Giancarlo Summa:

A todos os jornalistas que já conquistaram o Prêmio Vladimir Herzog,

Como parte das comemorações do 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil decidiu empreender duas iniciativas destinadas ao reconhecimento do papel decisivo dos jornalistas e da imprensa na conquista da democracia e na defesa dos direitos humanos no País.

1. Instituir o Troféu Especial de Imprensa ONU: 60 Anos da Declaração / Prêmios Vladimir Herzog. Com criação de Elifas Andreato, o prêmio será entregue uma única vez, no dia 27 de outubro de 2008, aos 5 jornalistas brasileiros que mais se destacaram na cobertura dos direitos humanos no Brasil, eleitos pelos mais de 500 ganhadores das 29 edições do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

2. Reunir e disponibilizar, ao público em geral, todas as matérias premiadas no Vladimir Herzog ao longo destas três décadas. Um novo site www.premiovladimirherzog.org.br será lançado dia 10 de dezembro de 2008, data do 60º aniversário da Declaração, como forma de democratizar, de maneira permanente, o acesso a esse precioso acervo da história brasileira.
(...)