terça-feira, 12 de agosto de 2008

Dez livros sobre jornalismo investigativo

Um estudante pediu minha opinião sobre meus livros preferidos de jornalismo investigativo, pruma matéria que vai fazer sobre a lista dos 10+. Acho que dizer "jornalismo investigativo" é quase uma redundância. A rigor, todo jornalista que se dispõe a ir além do trivial está sendo investigativo, mesmo que o objeto de sua história não seja um caso de crime ou corrupção. Mas ate entendo a expressão. É uma forma de qualificar uma prática profissional que, no cotidiano, anda desgastada pela mediocridade.

Investigativo ou não, o importante é ter sensibilidade pra ver, coragem pra tirar a bunda da cadeira e bom senso pra voltar vivo e contar uma boa história. A coragem a que me refiro pode ter várias formas. Física, moral. Oriana Falacci, por exemplo, no seu Um Homem, construiu um manifesto pela liberdade sem o pejo de assumir que teve um profundo envolvimento emocional com seu personagem. Bem, taí minha lista - nem todos os autores eram propriamente pessoas de bom senso, mas tiveram a sorte de viver pra contar. Vários conseguiram transcender o jornalismo e suas obras podem ser chamadas, sem nenhum favor, de literatura.

- Rota 66, de Caco Barcellos.
Investigação corajosa sobre um tema crucial pra sociedade brasileira, a violência policial.

- Abusado, idem.
Belo perfil de um personagem contraditório e interessantíssimo. Uma aula de jornalismo.


- Um Homem, de Oriana Falacci
Reportagem ou romance semi-autobiográfico? A história do ativista grego que passou anos na prisão e não se curvou é encantadora. Um mergulho na complexidade do ser humano.

- Kaputt, de Curzio Malaparte
Um dos meus favoritos sobre guerra. Também pode ser lido como reportagem. O jornalista conseguiu salvar pra posteridade momentos trágicos e líricos da campanha alemã na Rússia.

- A sangue frio, de Truman Capote
Um clássico. A construção dos personagens e do clima é primorosa.

- Os eleitos, de Tom Wolfe
Grande livro sobre os bastidores da conquista espacial, um tema que sempre me interessou.

- Cabeça de turco, de Günter Wallraff
Crítica social aguda ao modo como a sociedade alemã trata os imigrantes. O recurso de se disfarçar foi eticamente justificável. A reportagem, tal como foi contada, não poderia ter sido feita de outro modo.

- Despachos do Front, Michael Herr
Livro intenso sobre a loucura da guerra do Vietnã. Talvez não se encaixe na definição tradicional de jornalismo investigativo, mas sem dúvida o autor precisou sair da zona de conforto pra compartilhar o que viu.

- México rebelde, de John Reed. Grande retrato da revolução mexicana. Uma cena que guardo desse livro é o autor correndo de uma frente a outra da batalha, sob o risco de levar um balaço, pra ouvir "o outro lado".

- Dez dias que abalaram o mundo, idem. Um retrato da revolução comunista na Rússia. Tem trechos chatíssimos, mas conseguiu reproduzir muito bem o clima de agitação da época.