quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Festa de dois anos de Clube da Luta


Confesso uma grande lacuna cultural de tempos recentes: nunca fui a nenhum show das bandas que formam o Clube da Luta. O que conheço delas é pelas conversas com os amigos, de ouvir no rádio (hoje mesmo tive uma canjinha na Udesc FM) e pela internet - o suficiente pra descobrir que a cena musical alternativa de Santa Catarina está recheada de coisa boa.

O surgimento do Clube da Luta coincidiu com minha reentrada no "clube da troca de fraldas", que me transformou num ser diurno. Mas sou apoiador entusiástico dessa idéia de estimular a produção de música autoral. Agora a iniciativa completa dois anos com um festaço. Passo a palavra ao queridíssimo Caio Cezar, um dos cabeças do movimento:

Muitos não acreditavam, outros achavam que era algo passageiro, mas o projeto Clube da Luta SC comemora dois anos de saudáveis disputas nesta sexta-feira (19) com uma mega festa na Célula - núcleo da cultura alternativa em Florianópolis - trazendo apresentações de Carlos Trilha, Clube da Luta All Stars e Superpose.

Criado em Florianópolis no ano de 2006 com o objetivo de movimentar a produção de música autoral de SC, o Clube da Luta SC tem como principal regra: você não faz músicas que não são suas.

Nestes dois anos de história, o projeto tornou-se sucesso de público, com lotação máxima em todas as sextas na Célula, e tem realizado edições extras, como a participação no principal Festival de Música Pop do Sul do País, o Planeta Atlântida, no Festival de Outono da Lagoa e em outras cidades do Brasil, como o Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. "Aos poucos vamos mostrando a cara da cena musical de Floripa, que apresenta muita qualidade e profissionalismo, é rock com peixe frito" , brinca Ulysses Dutra, membro do conselho do Clube.

O êxito desta iniciativa coletiva de diversos músicos e produtores está ligado à forma como vem se trabalhando as edições do projeto. As 14 bandas associadas trabalham cooperativamente na divulgação da festa, visando somar os públicos. "Hoje as pessoas não estão preocupados com a atração da noite, elas vão ao Clube da Luta ver música autoral, independente de quem seja", afirma Maurício Peixoto, da banda Aerocirco, que complementa: "mesmo que minha banda não toque, nós divulgamos o evento como se fosse pra nós".

Na comemoração desta sexta-feira, as bandas do Clube estarão representadas pelo Clube da Luta All Stars, quinteto formado para tocar as músicas dos grupos que fazem parte do projeto. A noite ainda contará com a apresentação do duo Superpose, que vem se destacando no cenário de música autoral eletrônica do país. Fechando a noite com chave de ouro, o Clube da Luta trás a SC, o músico e produtor, Carlos Trilha, que destilará o melhor do seu novo trabalho, "Retrotech".

Carlos Trilha é natural de Florianópolis, inicio sua carreira com a extinta banda Tubarão, nos anos 80. Já trabalhou com diversos nomes da música nacional, como Léo Jaime, Kid Abelha, Lobão, Leoni, Autoramas, Legião Urbana, onde também produziu e arranjou o último disco solo de Renato Russo, intitulado "The Stonewall Celebration Concert". Atualmente, Trilha acompanha a cantora Marisa Monte na tour do disco Universo Particular.

FESTA CLUBE DA LUTA - ANO 2

quando:
19 de setembro de 2008 - sexta feira
onde: Célula
Ingressos: antecipados a R$ 15,00 - loja guitarland - centro Fplois - rua tenente silveira

CLUBE DA LUTA é: tijuquera - john bala jones - samambaia sound club - missiva - andrey ea baba do dragão de komodo - gubas - coletivo operante - aerocirco - os berbigão - kratera - da caverna - maltines - luciano bilu - luiz meira - gente da terra - e muitos outros!