Dois grandes ícones da luta contra o trabalho escravo - a Comissão Pastoral da Terra , vinculada à Igreja Católica, e a ong Repórter Brasil - vão receber o prêmio internacional concedido pela Free The Slaves - The Heroes. Reconhecimento merecido pro trabalho do jornalista e cientista social Leonardo Sakamoto, que coordena a Repórter Brasil.
O Saka nos prestou apoio fundamental em 2004 quando Marques Casara e eu fizemos a reportagem Escravos do Aço, sobre siderúrgicas que se beneficiam com o trabalho escravo em carvoarias da Amazônia. A atuação da ong tem contribuído para a libertação de muitos trabalhadores que viviam confinados nos confins da floresta, e também pra prevenção do crime, reabilitação dessas pessoas e punição dos culpados - o que tem ocorrido mais na esfera civil que na criminal. Mais recentemente, uma série de reportagens dele denunciou o crime no Paquistão.
Outro papel importante da Repórter Brasil tem sido o de articulação política para pressionar pela aprovação da PEC do Trabalho Escravo (proposta de emenda constitucional 438/2001), que prevê a expropriação de terras onde forem encontrados trabalhadores escravizados. A PEC tramita há sete anos no Congresso e sofre forte oposição da bancada ruralista.
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Trabalho escravo e prêmio internacional
Por Dauro Veras às 10:03
Tags: amazônia, ativismo, blogosfera, brasil, direitos, jornalismo, reportagem
Assinar:
Comment Feed (RSS)
|