quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Mais um amigo premiado com o Herzog

O Botelho acaba de dar o furo: nosso amigo Lúcio Lambranho, repórter do Congresso em Foco, em Brasília, ganhou menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Ele fez uma série de reportagens sobre um acidente que matou 14 agricultores piauienses na Bahia. Prêmio merecido. O Lambra é um cara aplicado e gosta de ir a fundo nas histórias. Na apuração dessas matérias, me contava ele outro dia, teve que encarar muitas horas de ônibus até o interior do Piauí, com orçamento ultra apertado. Imagina o que ele não vai fazer se lhe deram melhores condições... Parabéns!

As matérias:

Corrente (PI): 13 anos de uma tragédia ignorada
(9/jul) Acidente rodoviário com 79 trabalhadores rurais revela uma face escondida do trabalho escravo no país. O repórter Lúcio Lambranho visitou sobreviventes e familiares dos 14 mortos para contar, na série que começa hoje, o drama dos catadores de feijão esquecidos pela Justiça.

Corrente (PI): famílias acusam advogado de ficar com o seguro
(10/jul) Familiares de oito dos 14 mortos em acidente no Piauí denunciam defensor que sacou R$ 40 mil do seguro obrigatório e não entregou o dinheiro aos parentes das vítimas, como Norato Nunes (foto). Processo criminal continua engavetado na Justiça baiana.

Carvoarias impulsionam trabalho escravo no Piauí
(11/jul) Na última reportagem da série sobre a tragédia de Corrente, o Congresso em Foco mostra como a expansão da fronteira agrícola levou o estado a se tornar um dos principais exploradores desse tipo de mão-de-obra no país.

O resgate de uma tragédia
Após 13 anos, autoridades de Direitos Humanos vão investigar a tragédia que matou 14 trabalhadores rurais no interior da Bahia

Transporte de alto risco
Falta de fiscalização e sucateamento de veículos foram principais causas dos 6.486 acidentes no transporte de trabalhadores rurais entre 2004 e 2006