sábado, 18 de outubro de 2008

A obsessão por crescimento

A revista britânica New Scientist desta semana traz reportagem de capa defendendo uma coisa que vem sendo martelada há tempo pelo movimento ambientalista, mas que os timoneiros globais fazem questão de ignorar: a obsessão por crescimento está matando o planeta e precisa ser revista. Li um resumo aqui. Andrew Simms, diretor da New Economics Foundation, de Londres, levanta uma questão instigante:

"Só foi preciso alguns dias para que os governos da Grã-Bretanha e dos EUA abandonassem décadas de doutrinas econômicas para tentar resgatar o sistema financeiro de um colapso. Por que tem que demorar mais para introduzirem um plano para deter o colapso do planeta trazido por uma conduta irresponsável e ainda mais perigosa chamada obsessão pelo crescimento?".
Arrisco dois palpites como resposta: ganância e acomodação. Movem-se fortunas para salvar o sistema financeiro do colapso porque a idéia é não deixar a zona de conforto. É para que os ricos continuem ricos e o sistema continue a se mover como tem sido até agora. Um esforço proporcional na direção de uma mudança para uma economia planetária sustentável exigiria desprendimento, altruísmo, revisão profunda de valores. Isso só vai acontecer quando a água começar a bater na bunda dos ricos. E aí talvez seja tarde.

p.s. Contraponto: pra quem ainda não viu, recomendo este vídeo do genial (e "politicamente incorreto") humorista americano George Carlin (1937-2008), Save the Planet. Ele ironiza a obsessão dos ambientalistas em "salvar o planeta". Reflete que o planeta vai relativamente bem, pois já resistiu a cataclismos bem maiores. Nós humanos é que estamos prestes a ir embora.