quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Ameaças a índios isolados

Recebi dois releases da ong Survival International sobre ameaças graves a índios isolados no Paraguai e no Brasil. Trechos:

Foi submetido à ONU um relatório de emergência sobre a situação dos últimos índios isolados do Paraguai, cuja floresta está sendo rapidamente destruída por fazendeiros brasileiros. 'Acreditamos que isso é presentemente a mais séria ameaça aos povos indígenas em qualquer parte do mundo', diz um depoimento da Survival International ao Relator Especial da ONU sobre Assuntos Indígenas, James Anaya. Terra pertencente ao povo indígena Ayoreo-Totobiegosode está sendo destruída por duas companhias brasileiras: Yaguarete Porá SA e River Plate SA. Yaguarete impediu uma equipe do governo paraguaio de fiscalizar a área, e desde então sua licença ambiental para operar na área foi cancelada. Recentemente, dois pequenos grupos de Totobiegosode isolados foram avistados, aparentemente 'fugindo da destruição' da sua terra. (...)

Um representante do governo brasileiro advertiu que os últimos sobreviventes de um povo isolado amazônico enfrentarão o genocídio a menos que os madeireiros ilegais e os fazendeiros sejam impedidos. Um representante da FUNAI, o Departamento de Assuntos Indígenas do governo brasileiro, disse hoje, 'Existe o risco real de genocídio se a FUNAI não puder proteger a terra dos Piripkura'. Os últimos dois Índios contatados do povo Piripkura vivem na floresta amazônica, no estado de mato Grosso. O seu território fica no município de Colniza, estimada a área mais violenta do Brasil, e um que mais desmata na Amazônia brasileira. A Survival está lançando uma campanha urgente pedindo ao governo brasileiro que homologue a terra Piripkura e a proteja.

Para mais informação por favor contate Miriam Ross na Survival International (+44) (0)20 7687 8734 ou (+44) (0)7504 543 367 ou através do correio eletrônico mr@survival-international.org