domingo, 23 de novembro de 2008

Chamem os holandeses

Duas da madrugada de domingo e São Pedro deu uma trégua - nem quero me animar muito porque a previsão do tempo anuncia mais chuva nos próximos dias. Mas o fato é que a "piscina" tá encolhendo, depois de chegar perigosamente perto das portas dos fundos da nossa casa, render fotos, barquinhos de papel e até micro-música do Alexandre.

Quintal alagado é fichinha diante do que as pessoas estão passando por aí. Já são mais de 700 desabrigados e desalojados em Santa Catarina. O governador decretou situação de emergência. Em Floripa, um dos lugares mais críticos é o sul da Ilha. Minha rua, que não é pavimentada assim como muitas do Campeche, virou um lamaçal de mais de um quilômetro, cheio de lagoas.

Fico me perguntando pra onde vai nosso IPTU. E por que os administradores públicos sempre atuam na base da reação aos desastres previsíveis (em geral com um ar heróico de homens decididos), e não da prevenção inteligente. Boa oportunidade pro prefeito investir numa eficaz rede de drenagem pluvial que vá além de seu impermeabilizante "tapete preto".

Ou será que é preciso importar uns holandeses pra nos ensinarem como fazer a água fluir num ambiente chuvoso ao nível do mar?

p.s.: Duas e doze. Voltou a chover.