sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Repercussão da enchente de SC na Suíça

O amigo Geraldo Hoffmann, jornalista catarinense que vive em Berna, escreveu em seu blog sobre a repercussão da enchente de Santa Catarina na mídia suíça. Ele expressa algumas opiniões contundentes. Trecho:

(...)
Eu não tocaria nesse assunto, se não viesse de Santa Catarina e não tivesse morado em Blumenau. Ouvindo o governador Luiz Henrique da Silveira e o presidente Lula culpando a mudança climática pelas enchentes, só posso imaginar o seguinte: ou eles são ignorantes ou pensam que a população é idiota. Quem conhece a história das enchentes no Vale do Itajaí (ou em outras regiões do Brasil) sabe muito bem que grande parte dessas catástrofes decorre do descaso da administração pública, que permite desmatamentos e loteamentos ilegais nas encostas, não faz nada contra o assoreamento dos rios, não realiza as obras necessárias de proteção a inundações e não tem um esquema de evacuação das regiões de risco. Isso já era assim na grande enchente que de 1983, quando Blumenau foi quase completamente destruída pelas águas, continua assim hoje e será assim daqui a cem anos, com ou sem mudança climática.

Lamentavelmente, quando ocorrem catástrofes como essas, os políticos brasileiros só têm desculpas baratas e promessas a oferecer - até a próxima catástrofe. Luiz Henrique da Silveira, que gosta de viajar à Europa, especialmente à Alemanha, a essas alturas deve conhecer muito bem o sistema de proteção contra enchentes que os alemães desenvolveram para enfrentar as inundações ao longo do Reno e do Danúbio, dois rios bem maiores do que o rio Itajaí. No alto Reno, um trecho de 350 km entre Bingen (Alemanha) e Basiléia (Suíça), há uma proteção especial para áreas ribeirinhas em que, estatisticamente, pode ocorrer uma enchente em cem anos. Também as autoridades de Blumenau conhecem esse sistema. Por que não fazem nada?