segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Dor e superação

Balanço oficial, 30/11 às 20h27: 78.707 desalojados e desabrigados, 114 mortos e 19 desaparecidos confirmados.
A vida segue, a gente tenta deixar de lado essa contagem deprimente e pensar em outras coisas - o que é compreensível e até um mecanismo psicológico de defesa -, mas termina retornando ao tema da hora. Impossível não se emocionar com a leitura do Diário Catarinense deste domingo, que trouxe a cronologia da tragédia a partir das histórias de diversas vítimas e sobreviventes. Relatos de perdas dolorosas e de altivez pra enfrentá-las. Um bombeiro e sua mulher cuja casa foi soterrada e mesmo assim continuaram trabalhando pelos afetados. A mãe que viu, impotente, o filho morrer esmagado por um deslizamento. O homem que perdeu mulher, filhos e netos e agora fala em reconstruir a vida. Um outro que viu a mãe cair no rio, surgir três vezes e se afogar. A mulher grávida que escapou viva, mas perdeu o bebê.

Ainda estamos longe da normalidade e é provável que se passem vários anos até que Santa Catarina se recupere por completo. A comparação deste desastre com uma guerra pode soar um tanto sensacionalista pra quem acompanha de longe, mas faz sentido. Muitos desabrigados continuam aguardando resgate em locais inacessíveis pelos bombeiros ou militares. Pra evitar a propagação de doenças, a Defesa Civil autorizou as pessoas que estão nessa situação a enterrar seus mortos no quintal de casa. Vários ainda não sabem se seus amados estão sob os escombros ou em algum abrigo. Certas perdas, mesmo que não humanas, também são terríveis. Li um relato no blog da Ana Tuyama sobre o drama vivido em Balneário Camboriú pela amiga dela, Manu Demonti, e sua familia. Trecho:
O que eu perdi de mais valioso e importante para mim foi meu cachorro Ringo...Nao consegui salvar ele! Ele estava em cima da mesa da cozinha...Quando a agua chegou na altura da mesa ele saiu nadando e a correnteza o levou embora pela janela...e eu sem poder ajuda-lo! Perdi ele na escuridao...Meus outros 4 caes consegui salvar! Sem palavras para o quanto isso esta me doendo ainda...
Veja aqui como você pode ajudar