quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

DVeras Awards 2008: livros

Em 2008 li 26 livros. Uma média de 2,2 por mês. Metade do que eu pretendia, mas tá de bom tamanho. Os 5+ foram:

5) A incrível viagem de Shackleton (A. Lansing)
Aventura na Antártica. No começo do século 20, um navio ficou preso no gelo e o comandante precisou fazer uma marcha forçada de meses na tentativa de salvar a tripulação. História real e impressionante.

4) O carrasco do amor (Irvin D. Yalon)
Psicanálise, filosofia e ficção se combinam em sintonia fina no texto desse escritor. São várias histórias curtas em que ele relata alguns de seus casos, sem identificar os pacientes e misturando um pouco as histórias. Li num momento difícil e foi importante.

3) Os vagabundos do darma (J. Kerouac - releitura)
Tenho predileção especial por este livro. Há poucos dias o David Levin me enviou pelo correio uma revista New Yorker com um perfil de Gary Snyder (Zen Master, by Dana Goodyear), o poeta em quem Kerouac se inspirou ao criar o fascinante personagem Japhy Ryder. A vida de Snyder daria um livro - aliás, ele escreveu vários, de poesia e prosa, passando por temas como fauna selvagem, sexo, meio ambiente, lendas indígenas e zen-budismo.

2) Vale tudo (Nelson Motta)
A ultraextraordinária (com hífen ou sem hífen?) vida de Tim Maia contada de maneira acurada e divertida por alguém que foi seu amigo. Muito bom! Pra ler ouvindo Tim Maia.

1) 200 crônicas escolhidas (Rubem Braga)
O que dizer do texto de Rubem Braga? Quando eu crescer quero escrever como ele.