domingo, 22 de março de 2009

Crônica de uma Catástrofe Ambiental

Crônica de uma Catástrofe Ambiental é uma reportagem multimídia da revista Fórum sobre o derramamento, pela empresa Servatis, do perigoso agrotóxico endosulfan num afluente do rio Paraíba do Sul, que matou milhares de toneladas de peixes e pode ter contaminado milhões de pessoas. O caso aconteceu no dia 18 de novembro de 2008. Vale conferir, não só pela extrema relevância do assunto (pode ter afetado a água consumida por 80% da população do estado do Rio), como pela maneira como a reportagem foi construída pelos jornalistas André Deak e Paulo Fehlauer utilizando os recursos da internet. O site, baseado em Wordpress, traz textos, fotos, áudios, vídeos e um mapa interativo.

- Além do lado 'multimídia', o trabalho se aproxima do conceito de Jornalismo Open Source ao disponibilizar, quase na íntegra, todo o material que o compõe -, conta Paulo Fehlauer na lista Intermezzo:
"O conteúdo está disponível para download, remixagem e republicação, sob licença Creative Commons. Acreditamos trazer assim mais transparência ao processo de produção de conteúdo jornalístico. O making of da reportagem especial está sendo produzido pelo André e publicado em seu blog: http://www.andredeak.com.br/2009/03/21/making-of-cronica-de-uma-catastrofe-ambiental/ A reportagem também está na edição impressa da revista Fórum, já nas bancas".