terça-feira, 9 de junho de 2009

Ovonovelo, um filme sobre o filme

Começa em junho a filmagem do média-metragem Ovonovelo, que trata de Novelo, um curta de 16mm realizado em 1968 em Floripa. Naquela época os autores já antecipavam o caos urbano que hoje faz parte do cotidiano da capital catarinense. O projeto do documentário foi vencedor do Edital da Cinemateca Catarinense 2008. A direção é de Fernando Boppré e Maria Emília Azevedo e a produção, da Exato Segundo.

CAUSA

O Grupo Universitário de Cinema Amador (GUCA) se reuniu a partir de fins da década de 1960 para produzir curtas-metragens em 16mm na cidade de Florianópolis. Em “Novelo”, curta-metragem de 1968, o protagonista sai do continente em direção à Ilha de Santa Catarina. Depara-se com um congestionamento na Ponte Hercílio Luz e, logo em seguida, com a cidade abarrotada de pessoas e carros. Em “Novelo”, não existe saída: a crise da civilização é também existencial; os planos são fechados, claustrofóbicos. Há uma impossibilidade na narrativa: saído do continente, a personagem não encontra lugar no Centro, abandonando tudo em direção ao arrabalde. Numa praia distante e deserta, deixa seu carro, suas roupas, enfim, a civilização. Por fim, coloca-se em posição fetal junto ao costão e às ondas. É o fim? Não, apenas um novo começo: Ovonovelo.

Ficha técnica de “Novelo” (1968):

DIREÇÃO E ROTEIRO – Pedro Paulo Souza
CÂMERA E DIREÇÃO – Gilberto Gerlach
PRODUÇÃO – Ady Vieira Filho
ARGUMENTO – Pedro Bertolino
ATORES – Ady Vieira Filho e Fernando José

EFEITO

Um filme sobre um filme. O desejo de estar num barco para dentro dele construir um outro barco; navegar junto d’ele, com ele. O filme “Ovonovelo” tem como ponto de partida “Novelo”, o primeiro curta-metragem de ficção realizado em Santa Catarina que, atualmente, encontra-se praticamente esquecido. Antes de ser um registro sobre a cinematografia, “Ovonovelo” é uma proposição em forma de filme. O título. inspirado no poema visual homônimo de Augusto dos Campos, traz em seu âmago o desafio de se pensar o novo a partir do velho, o ontem pelo hoje.

Ficha técnica de Ovonovelo (2009):

DIREÇÃO – Fernando C. Boppré e Maria Emília Azevedo
ASSISTENTE DE DIREÇÃO – Ricardo Weschenfelder
PRODUÇÃO – Guto Lima
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA – Ivan Soares
DIREÇÃO DE SOM – Gustavo de Souza
MONTAGEM – Alan Langdon
PESQUISA – André S.A. e Fernando C. Boppré