quarta-feira, 1 de julho de 2009

Espírito de Porco estreia em Seara



É hoje. Como tenho compromisso inadiável aqui na Ilha, não posso ir à estreia em Seara - o Chico está lá. Devemos lançar o filme em setembro em Floripa. Segue release que enviei à imprensa.
~

Espírito de Porco estreia dia 1º de julho no Oeste de SC
Documentário de 52 minutos aborda os impactos da suinocultura industrial no meio ambiente por um ponto de vista ‘suinocêntrico’.

Espírito de Porco, documentário dirigido por Chico Faganello e Dauro Veras, estreia nesta quarta-feira, 1º de julho, em Seara, município do Oeste de Santa Catarina onde está uma das maiores concentrações de suínos do planeta. O filme aborda o impacto da suinocultura industrial no meio ambiente e no bem-estar animal, a partir de um ponto de vista inusitado: a história é narrada por um porco. Grande parte das cenas foi realizada em Seara, com ajuda da população e da prefeitura do município, que agora se empenha em debater o assunto com a comunidade.

O filme foi produzido com um prêmio de R$ 60 mil do edital de apoio à produção da Cinemateca Catarinense / Fundação Catarinense de Cultura. Uma equipe de 20 pessoas se envolveu na pesquisa e produção do média-metragem, que já estreia reconhecido pelo meio cinematográfico: foi selecionado entre 556 obras de 51 países para exibição no XI Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, realizado em junho na cidade de Goiás (GO). Renato Turnes, que faz a voz do porco-protagonista, recentemente ganhou o prêmio de melhor ator na edição 2009 do FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul (com o filme Ângelo, o coveiro).

O título do documentário se refere a um “espírito” suíno que volta ao mundo dos vivos para defender sua espécie das calúnias que sofre há milênios. O porco se irrita porque o acusam da poluição de rios, solo e ar. Com a participação franca de produtores, consumidores, pesquisadores e trabalhadores ligados à suinocultura industrial, o filme mostra, nestes tempos de gripe suína, que a relação entre os humanos e os animais da criação industrial tem que mudar, para o bem da saúde do planeta.

Sessões em escolas - Depois do lançamento no dia 1º, o filme será exibido em diversas sessões nos dias 2 e 3 para alunos da rede pública de ensino em Seara e para o público em geral. A temática desperta forte interesse no Oeste Catarinense, pois a criação de suínos faz parte da história e da cultura da região – gerou prosperidade e alavancou o crescimento de grandes agroindústrias, mas tem provocado graves desequilíbrios ambientais, como a poluição dos rios.

Nascido em Seara, Chico Faganello conhece a suinocultura desde criança. O cineasta espera contribuir para uma reflexão madura sobre o tema: “O porco do filme não pede que as pessoas vejam as coisas como ele vê, apenas quer que o seu ponto de vista seja respeitado”, diz. “Às vezes tentamos um tom de comédia, porque tanto humanos como porcos são bichos engraçados”. Dauro Veras, jornalista e roteirista em sua primeira experiência de co-direção, lembra que a cadeia de responsabilidades na atividade produtiva gera consequências: “O consumidor também faz parte da história, mesmo que não tenha consciência de seu papel e da sua força”.

Espírito de Porco tem estreia prevista em Florianópolis para o segundo semestre de 2009. Os diretores também pretendem exibi-lo na televisão e distribuí-lo para estimular o debate em escolas, universidades e centros de pesquisa.

Mais informações (projeto, fotos, trailer etc.): www.faganello.com