domingo, 12 de julho de 2009

Os premiados na 8a. Mostra de Cinema Infantil

Recebi da assessoria de comunicação da Mostra e passo adiante.

As férias do Lord Lucas, de Tatiana Nequete, foi eleito melhor curta-metragem da 8ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Em segundo e terceiro lugar, respectivamente, ficaram os filmes Kata, de Márcio Schoenardie, também do Rio Grande do Sul, e A menina espantalho, de Cássio Pereira dos Santos, do Distrito Federal. Participaram da Mostra Competitiva deste ano 68 filmes de todo país.

O vencedor recebe o prêmio de R$ 1.000,00. “Nesta edição, além do júri mirim, composto por dez crianças de 7 a 12 anos, tivemos sete adultos participando da avaliação para ampliar o olhar”, apontou Melina Curi, curadora e coordenadora audiovisual da Mostra.

Tatiana Naquete, diretora de As férias do Lord Lucas, conta que o filme surgiu a partir de uma série de memórias de sua própria infância. “Toda a equipe trabalhou muito sintonizada, é um trabalho do qual me orgulho muito e sou grata a todos por isso”, afirmou. Para ela, participar da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é um privilégio. “É uma chance que temos de levar o nosso trabalho para diferentes públicos”, enfatizou.

Mostra seleciona dois projetos de longa-metragem

Dois projetos venceram o pitching da 8ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis: o brasileiro Tainá 3, da Sincrocine/Tiete (RJ) e o argentino El Inventor de Juegos, da Pampa Filmes. Nesta segunda edição do pitching concorreram seis projetos do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Argentina.

El Inventor de Juegos participará do Cinekid (Festival Internacional de Filme, Televisão e Novas Mídias para Crianças), em Amsterdã, na Holanda, em outubro de 2009. Tainá 3 irá ao fórum de financiamento no BUFF (Festival de Cinema para Crianças e Jovens de Malmö), na Suécia, em março de 2010.

O objetivo do pitching é ampliar a coprodução brasileira e latino-americana, estimular as coproduções internacionais e o intercâmbio de ideias para o cinema infanto-juvenil.“Já é o segundo ano que fazemos o pitching, pois percebemos a necessidade de incentivar o desenvolvimento do cinema para este publico”, afirma Luiza Lins, diretora da Mostra.

Juan Pablo Buscarini, diretor de El Inventor de Juegos, acredita que o pitching dá legitimidade aos produtores no exterior. “Participar desses eventos na Europa, a partir desta seleção em Florianópolis, faz com que a gente tenha o respaldo de organizações internacionais. É uma oportunidade privilegiada e eficaz. Daqui vamos com categoria, ser ouvidos com mais atenção”.

O representante do projeto do longa Tainá 3, Ralf Tambke, entende que o pitching realizado em Florianópolis é uma troca de ideias que desperta para o potencial que o cinema brasileiro tem no mercado internacional. “O cinema é uma ferramenta para aproximar o Brasil de outras culturas e, até mesmo, gerar negócios. Com essa oportunidade da Mostra de Cinema Infantil, podemos perceber as necessidades e as demandas. As histórias que estamos fazendo têm que ser originais e devem ter alcance mundial”.

Sannette Naeyé, diretora do Cinekid, o festival de cinema infantil mais importante da Europa, diz que agora os produtores precisam aproveitar a oportunidade para criar uma rede internacional e conhecer possibilidades de coprodução. Para os projetos que não foram selecionados, a holandesa deu alguns conselhos. “É preciso treinar mais para participar dos pitchings, a primeira impressão sempre é muito importante. As possibilidades são grandes no Brasil, mas isso não é suficiente. Trocar experiências aumenta a qualidade dos projetos, do trabalho, e isso está faltando”.

A experiência de participar de fóruns de coprodução fora do Brasil é muito rica para as produções brasileiras. “A iniciativa do pitching é muito positiva, dá força para a Mostra. Acredito que mais ações nesse sentido deveriam ser realizadas para que o cinema infanto-juvenil possa, definitivamente, deslanchar no Brasil”, diz Luiza Lins.

O projeto vencedor no 1º Pitching da Mostra de Florianópolis foi Eu e Meu Guarda-Chuva, longa-metragem do diretor Toni Vanzolini, que está sendo produzido pela Conspiração Filmes (RJ). Graças à participação do diretor no fórum de financiamento do Festival de Malmö, em 2008, Vanzolini fechou uma coprodução para a finalização de áudio na Suécia.