terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ó o Doc aí

Começa hoje a I Mostra de Documentários de Chapecó, com o filme "Jogo de Cena", de Eduardo Coutinho. No sábado 26 vai ser exibido nosso documentário Espírito de Porco, sobre o impacto da suinocultura industrial. O Chico Faganello e eu estaremos lá pra debater com o público. Segue release que recebi dos organizadores.

Cinelo realiza Ó o Doc Aí: I Mostra de Documentários de Chapecó

     Pela primeira vez será realizada em Chapecó uma mostra que envolve uns dos melhores filmes do gênero documentário do país. O evento foi organizado pela Associação de Cinema e Vídeo de Chapecó e Região – Cinelo, em parceria com outras entidades. A Mostra, que acontece de 22 a 26 de setembro, com início sempre às 19h30min, no Teatro do Sesc Chapecó, conta com a exibição de seis filmes, cujos direitos autorais de exibição das obras foram liberados pelos diretores.
     A Mostra inicia no dia 22, com a exibição do documentário “Jogo de Cena” de Eduardo Coutinho, considerado um dois maiores  documentaristas brasileiros em atividade. Jogo de Cena é o décimo longa-metragem do diretor.
     Na quarta, dia 23 é a vez do filme “Jesus no mundo maravilha” dirigido por Newton Cannito que, além de produção documental tem vasta experiência em roteiro. Seu filme “Jesus no mundo maravilha” foi contemplado com o Edital DOCTV, um dos mais importantes prêmios nacionais.
     Dando seqüência à mostra, no dia 24 será exibido “Serras da Desordem”, direção de Andréa Antonacci. Nascido em Roma, na Itália, em 1944, transferiu-se para São Paulo (onde reside até hoje) em 1953.  Realiza ampla documentação de culturas indígenas das Américas, que é também o tema do documentário exibido.
     Na sexta-feira, 25, a Mostra exibe o filme “Nelson Freire” de João Moreira Salles, que conta a história do pianista Nelson Freire. É importante ressaltar que esta é a segunda vez que o diretor João Moreira Salles cede os direitos autorais de um de seus filmes para exibição da Cinelo. No ano passado, foi exibido Santiago no evento que marcou o início das atividades da Associação.
     Finalizando a Mostra, no dia 26 dois filmes serão exibidos. O primeiro deles, “Faltam 5 minutos”, do gaúcho Luiz Alberto Cassol. O documentário narra a final de uma partida de futebol a partir da visão dos narradores esportivos das rádios da cidade de Santa Maria – RS. Na seqüência, ocorre o lançamento oficial do documentário catarinense “Espírito de porco” de Chico Faganello e Dauro Veras. Os dois diretores estarão presentes no evento para um bate-papo com o público.

     Sobre a Cinelo
     Em atividade há pouco mais de um ano, a Associação de Cinema de Chapecó e Região – Cinelo veio suprir uma carência regional tanto no incentivo à produção de filmes, quanto na formação de público para a sétima arte. Um dos grandes objetivos da Cinelo é tornar acessível grandes filmes que geralmente ficam restritos aos grandes centros. Um exemplo disso é a Mostra Ó o Doc Aí.
     Além do evento em questão, a Cinelo mantém diálogo com setores públicos e privados a fim de buscar parcerias para o desenvolvimento de um cenário cinematográfico forte e de qualidade. Fazem parte da associação pessoas que produzem filmes, mas sobretudo amantes da sétima arte. A Cinelo está aberta a quem quiser pensar e fazer cinema. Para tornar-se sócio ou obter mais informações sobre a entidade basta entrar em contato através do e-mail contato@cinelo.com.br, ou entre no site www.cinelo.com.br  e saiba um pouco mais sobre a Associação.

     Informações: contato@cinelo.com.br
     Telefone: 9979 8275 - Daniela