terça-feira, 17 de novembro de 2009

DVeras Awards 2009: serviços na nuvem

E aqui começa a versão 2009 do DVeras Awards, a tradicional lista dos destaques do ano, eleita depois de extensos debates pela comissão julgadora que coordena as atividades editoriais deste blog: eu mesmo.

Em 2009 conheci vários serviços que funcionam em nuvem. Gostei especialmente de três e continuo usando com regularidade.

3) Zoho Creator. Fui apresentado a esta ferramenta de criação de bancos de dados por José Roberto de Toledo, instrutor de um curso a distância que participei - RAC - Reportagem Auxiliada por Computador, promovido pelo Knight Center for Journalism in the Americas. O Zoho Creator é um recurso interessante para arquivar contatos, consultá-los e filtrá-los conforme o interesse. Pena que a versão gratuita tem recursos um tanto limitados, mas mesmo assim é útil.

2) Evernote. Este também nos foi apresentado pelo Toledo no curso de RAC. Eu já o conhecia há uns meses. Em resumo, é um bloco de notas turbinado. Você registra suas ideias e as coisas que vê, salva e depois pode acessá-las de qualquer computador ou celular conectado à internet onde tenha instalado o software. Tenho usado pra anotar ideias de pauta, poemas, telefones, listas... O site tem vídeos legais mostrando diversas maneiras como as pessoas empregam a ferramenta. Por exemplo, fotografar um post-it com o celular e guardá-lo no arquivo. O programa reconhece caracteres nas imagens! Outra coisa legal é que dá pra organizar as notas em tags e sincronizar com um clique as notas do micro/celular com a web.

E o vencedor do DVeras Award 2009 na categoria Serviços na Nuvem é...

1) Dropbox. Quem me apresentou foi o Galeno. Essa "bolsa mágica" é uma mão na roda pra fazer becape de maneira descomplicada e manter em sincronia seus arquivos em diversos computadores. Funciona na web e com um programinha instalado no micro, que cria uma pasta chamada MyDropbox. Qualquer arquivo que você copiar de seu HD e colar nessa pasta - ou em subpastas lá dentro - é automaticamente uploadeado pra sua conta na nuvem e pros outros micros. Outra funcionalidade bacana é que você pode tornar públicas as pastas de sua escolha - por exemplo, um álbum de fotos pra que toda a família veja. E pode liberar acesso a pessoas específicas, quando quiser transferir arquivos pesados. Bem prático e funcional. Ferramenta especialmente útil pra viajantes.

p.s.: Se você gostou da dica #1 e pretende experimentar o Dropbox, deixe uma mensagem que lhe envio um convite. Assim, ganho um bônus de espaço de hospedagem na versão grátis. ;)