terça-feira, 10 de novembro de 2009

Farsa do Advogado Pathelin

Recebi da Beth Karam e passo adiante. Vi a peça há alguns anos e achei bem boa.

O Grupo "Teatro Sim... Por Que Não?!!!" termina a temporada da peça “Farsa do Advogado Pathelin” por 12 comunidades da cidade com espetáculo neste domingo, na SAC-Associação Amigos do Campeche, às 20h30.

O espetáculo é gratuito, pois conta com o patrocínio da Fundação Franklin Cascaes e da Prefeitura de Florianópolis, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e apoio da Caixa Econômica Federal.

A peça é uma divertida história de um advogado que engana um comerciante e que por sua vez é enganado por um cliente Tem um ritmo ágil e retrata de uma forma leve e alegre a rede de intrigas e hipocrisias que se forma entre os personagens que, com bajulações e mentiras, tentam levar mais vantagens em proveito próprio. Temas como corrupção, justiça (ou a falta de), religião, entre outros, são  assim retratados de uma forma que faz rir, mas também refletir.

Considerada uma das obras-primas do gênero farsesco, “Farsa do Advogado Pathelin” é de autoria desconhecida. Escrita na Idade Média, por volta de 1460, era apresentada na rua, em praças públicas, num contato bem direto com o público. Os personagens retratados no palco tinham estreita semelhança com a platéia – o bêbado, o louco, o marido traído, a esposa ciumenta, o mercador, o artesão – e, o enredo, geralmente bastante simples, reproduzia temas cotidianos. Podia ser um acontecimento ocorrido na aldeia, ou um caso envolvendo um nobre da Corte, mas sempre de forma bem humorada e descomplicada.

Desde dia 16 de outubro, quando iniciou a temporada por 12 comunidades da cidade de Florianópolis, a peça foi encenada em vários locais – em palcos montados em associações comunitárias, salões paroquiais, centros comunitários, clubes sociais e escolas públicas - mostrando que há uma estrutura possível de ser utilizada para fazer chegar o teatro mais próximo das comunidades.

O Grupo Teatro Sim... Por Que Não?!!! estreou essa peça em 1996, com verba recebida de um edital do governo do Estado. Desde então, foram mais de duas centenas de apresentações e participações em diversos festivais no país. Em 2006 e 2007, foi o espetáculo escolhido para uma turnê por 26 cidades do interior de Santa Catarina.

NOVEMBRO
Entrada Franca /  20h30

Dia 15 – (Domingo) – SAC – ASSOC. SOC. AMIGOS DO CAMPECHE
                                          Trav. da Liberdade, s/n  - Campeche

CONTATOS:
TEATRO SIM... POR QUE NÃO?!!!
Fone (48) 9972-3052 / e-mail: teatrosim @ hotmail.com