sexta-feira, 26 de julho de 2002

Pausa
Amiga leitora, caro leitor: vou dar uma semana de descanso a você. Retorno no início de agosto. Tchau!

quinta-feira, 25 de julho de 2002

Diário da paternidade
Hoje foi o último dia do curso de grávidos. Visitamos a maternidade do Hospital Universitário, uma referência aqui nestas bandas. Agora já temos idéia de como vai ser a aventura. O ambiente é simples, bonito e eficiente. Paredes coloridas, pinturas de peixinhos. Atendimento humano, simpático e profi. Eles têm cadeiras pra parto de cócoras e dão o maior incentivo ao aleitamento materno, daí o título de "hospital amigo da criança". A gente se dividiu em dois grupos e percorreu todo o lugar. Me senti à vontade, mesmo quando vesti aquelas roupas cirúrgicas dos pés à cabeça.
Aí veio uma parte ótima, a merenda coletiva: tortas, biscoitos, frutas, suco. E a revelação do amigo secreto - invisível mesmo, pois o presente era dado aos bebês que tão nos úteros. Preenchemos um formulário de avaliação por escrito, onde dei nota dez e elogios mil à equipe do H.U.. Depois vieram as fotos de frente e de perfil - essa vai ficar muito boa -, mais umas dicas preciosas ("sigam o seu instinto") e os abraços de despedida. Experiência bonita a gente ter se encontrado toda quinta-feira por oito semanas com aquelas vinte e poucas barrigudinhas. Foi um período de crescimento pra mim - imagine pra elas... Já tá agendado um encontro pós-curso pra dezembro, junto com os filhotes.

Catarinas
Um blog bem barriga-verde. Se SC é o pedaço mais bonito do Brasil eu não sei. Mas como é o lugar onde vivemos e onde vai nascer nosso rebento, é o melhor lugar do mundo aqui e agora.

quarta-feira, 24 de julho de 2002

Dica de pesquisa
Um bom site pra quem procura informações sobre países: worldinformation

Dois hai-kais
(e aqui tem mais)

rio do mistério
que seria de mim
se me levassem a sério?
(Leminski)

Chuva fininha
Vidraça molhada
Café na cozinha
(Olegário Alfredo)

terça-feira, 23 de julho de 2002

Como mentir com estatísticas
Artigo de Robson Pereira no Estadão reflete sobre dica do matemático americano Darrel Huff: sempre que você estiver diante de números suspeitos, experimente fazer três ou quatro perguntas e avalie se ainda vale a pena acreditar neles.

Jornalistas da Web
Um blog coletivo sobre jornalismo online e assuntos relacionados: Ponto JOL

segunda-feira, 22 de julho de 2002

Brasil, laboratório da pós-modernidade?
Entrevista de Regina Teixeira com o sociólogo francês Michel Maffesoli na Caros Amigos.


24ª semana
O neném é uma miniatura dele mesmo, informa o Guia do Bebê. Tem tudo definido, com cabelos, unhas, sobrancelhas, cílios, orelhas bem formadas e no lugar, olhos bem colocados a frente do rosto , só que ainda não bem abertos. Como está cada vez mais gordo, seus movimentos já não são tão amplos. As suas brincadeiras continuam no seu mundo restrito. Podemos vê-lo brincando com o cordão. Com os pés, com as mãos e chupando o dedo. Tudo que você sentir que possa levar a estresse ele sentirá ( um susto, por exemplo) e se a mamãe está feliz ou triste, parece que é também percebido pelo bebê. Seu peso é de aproximadamente 540g. e seu comprimento de 31,5cm.

domingo, 21 de julho de 2002

Música pra crianças
Procura música de qualidade pro seu filhote? Dê um pulo no site Palavra Cantada. Os CDs desse grupo trazem um trabalho bonito de pesquisa nas raízes folclóricas e no imaginário infantil. Dá pra ouvir vários trechos de músicas.

Um grande garoto
Ainda não vi About a boy. Tou curioso pra conferir como adaptaram o hilário livro de Nick Hornby. É sobre um sujeito que não é propriamente má pessoa, mas um canalha egocêntrico e hedonista, que não trabalha porque herdou uma grana e se dedica a prazeres como comprar CDs e conquistar mulheres. Um dia resolve atacar no grupo de descasadas com filhos, e simula ser pai de um menino. Aí conhece o filho de uma das mulheres e sua vida se transforma. Hugh Grant faz o protagonista.

Viagem

Drica me dá o toque sobre o Guia Criativo para O Viajante Independente na América do Sul. O livro mostra que não é preciso ser rico pra viajar, basta planejar. Editora Trilhos & Montanhas, 880 páginas, R$ 54,00.

sábado, 20 de julho de 2002

Diálogos insólitos
1.
- Que bonitim! É neném ou neném?
- Neném.
- Ah, pensei que fosse neném.

2.
- O que você quer ser quando crescer, meu filho?
- Aposentado.

3.
- Dauro, Tuyama Laura?
- Deveras.

thanx João Camillo [1 e 2] e Botelho [3]

E.T. chegou
Não, nada a ver com Spielberg. É ETemístocles Bertoldo Júnior, amigão da época de adolescência em Natal. A gente não se via há uns oito anos, o tempo em que ele tá morando em SP. Veio passar uma semaninha na Ilha com mulher e filho. Vamos abduzi-los com ostras gratinadas, cerveja e, se o tempo permitir, praia.

Cinema e comentários
Finalmente um pouco de interatividade neste blog, já era tempo. Instalei a opção "comentários", é só você clicar aí embaixo e dar seu pitaco. Nando estreou com esta aguda observação: afinal, o melhor filme e' aquele que conta a melhor historia ou e' aquele que conta uma historia qualquer da melhor maneira possivel (excelencia cinematografica)? de se pensar. se for o primeiro, dá amelie. se for o segundo, da' mulholland. Respondo a este dilema tostines com mais perguntas: o que faz uma história ser melhor que outra? (gosto pessoal? estética em vigor?) e qual é a melhor maneira de contar? (gosto em vigor? estética pessoal?)

sexta-feira, 19 de julho de 2002

Vimos Mulholland Drive, de David Lynch. É um filme notável, tipo "ame ou odeie, mas fale de mim". O espectador vive a sensação estranha de saber que é sonho e ao mesmo tempo mergulhar na história como se fosse real. Aliás isso é a essência do cinema, mas no caso de David Lynch, levada ao extremo. Quem aprecia roteiros lineares, plausíveis vai sair frustrado do cinema. Já quem gostou de Memento e Eyes Wide Shut vai curtir. Há diversas pontas soltas e uma salada cronológica. Personagens que são apresentados e depois somem, como um prelúdio de suas interpretações em uma eventual parte 2. O tom incoerente é um mérito, mas também o ponto fraco. Mulholland Drive se equilibra entre a atração onírica de uma história de mistério e o cansaço que a insistência nessa linha provoca em duas horas e meia. Não é propriamente o tipo de filme que deixa sensação prazerosa ao final. Confesso que me senti aliviado em "acordar" e tomar um chope no Matisse. Mas é cinema de primeira. Faz a gente voltar pra casa se perguntando: "Mas o que foi mesmo que rolou entre aquela loira e aquela morena?" P.S.: Nando e esposa tavam lá conferindo pela segunda vez.

quinta-feira, 18 de julho de 2002

Lembrar Gênova
Recebi da coordenação do Fórum Social Mundial: começa nesta sexta-feira (19), às 18h30min, no Memorial do Fórum Social Mundial (Praça da Alfândega, s/nº - Centro - Porto Alegre/RS) a exposição Lembrar Gênova 2001. A atividade marca um ano do assassinato de Carlo Giuliani com a inauguração de um monumento, mostra fotográfica do 2º Acampamento Intercontinental da Juventude do Fórum Social Mundial (FSM) e apresentação do documentário Bella Ciao (Itália/2001) de Roberto Torelli.

Mães modernas
Um blog legal feito por duas garotas que têm filhos, trabalho, casa, marido e idéias na cabeça: Mothern. Em português.

Arte pra rir
Gosto muito de conferir o Charge Online. Todo dia traz as melhores charges publicadas no Brasil, mais uma seleção das melhores do ano, internacionais, agenda de salões de humor... Os trabalhos dos chargistas de SC, Frank, Bonson e Zé Dassilva, têm presença assídua.

quarta-feira, 17 de julho de 2002

Zuenir Ventura e os blogs
Artigo legal do jornalista em No Mínimo
Google! DayPop! This is my blogchalk: Portuguese, Brazil, Florianopolis, Carvoeira, Dauro, Male, 36-40!

Abril Despedaçado
Nando comenta o novo filme de Walter Salles, logo depois de a gente se encontrar na entrada do cinema. Gostei, Nando. Imagens evocativas de lugares que conheci quando criança. Ótimos atores, uma história forte e contada de maneira seca, sem ser estéril. As cenas da moenda de cana e dos bois são belíssimas. Mas sou levado a concordar com você, a história parece muito distante de nós. Dá uma sensação de estranheza, não tanto de envolvimento. Nisso Central do Brasil falou mais forte.

Eleições
UOL traz nova pesquisa Ibope: Lula 33%, Ciro sobe para 22% e se isola em segundo, Serra recua a 15%. Em um eventual segundo turno, há um empate técnico entre Ciro, com 44 por cento, e Lula, com 43 por cento. Definitivamente, 2002 vai ser lembrado como um ano de fortes emoções.

Jornalismo online: uma história bem contada
Pra quem se interessa pelas possibilidades da narrativa jornalística digital, recomendo navegar em Perspectivas do sistema de justiça criminal dos EUA. Essa reportagem, realizada pela Picture Projects, recentemente ganhou um prêmio da Online News Association. O tema é cercado de todos os lados e a animação em flash está a serviço da história.

terça-feira, 16 de julho de 2002

Besteirol
Tá a fim de dar boas risadas sem compromisso? Então pegue Zoolander na locadora. O comediante Ben Stiller faz o papel de um modelo masculino, burro como uma porta, que concorre com um rival tão burro quanto ele. Participações especiais de David Bowie, Winnona Rider e outras estrelas.

Uma ótima idéia
Muito boa a ferramenta Blogrolling. Ela permite que você cadastre sua lista de blogs de maneira que aqueles atualizados na última hora (ou duas, ou três, você configura o tempo) são indicados automaticamente por um sinal. Dê uma olhada na minha lista de blogs na coluna da esquerda. Os que tiverem um asterisco têm mensagens mais recentes.

segunda-feira, 15 de julho de 2002

Pura sorte
1.
Chega a pé. Sol quente, uma e meia da tarde. Casas geminadas sem jardim. Ninguém por ali, só o menino brincando com bolas de gude na calçada.
- Seu pai tá em casa?
- Tá.
Mão no bolso. Nota de cinco.
- Tome. Pra comprar de bala.
O garoto pega o dinheiro, corre para a venda e some de vista.
Sobe o degrau e empurra devagar a porta da frente, entreaberta. Na sala, um homem vê tevê sentado numa cadeira de balanço de plástico trançado. Sorri para o desconhecido, meio sem saber por quê, e se levanta.
- 'Dia. Posso ajudar?
- Licença. O senhor é Joaquim dos Prazeres, do sindicato?
- Eu mesmo.
- Vim lhe trazer uma encomenda.
Dois tiros certeiros. Um no coração, outro na cabeça. Guarda o revólver e sai caminhando sem pressa.

2.
Demorou, mas um dia falhou. Munição velha. O sujeito reagiu, foi preciso usar arma branca. Confusão, gritaria, fuga rápida. Levou rasteira na esquina e foi algemado pelos soldados de polícia. Na prisão, o pão que o diabo. Quebraram-lhe os dedos da mão direita com cabo de fuzil, um a um. Meses depois, grade serrada e rua.

3.
Sol quente, duas da tarde. Dois meninos batem bola no campinho. Faz sinal e eles vêm.
- Conhecem Mané das Dores?
- É meu pai. Tá em casa, aquela verde ali, ó.
Duas cédulas de cinco, eles pegam rápido. O mais novo aponta a atadura na mão do homem:
- Que foi isso?
- Acidente de trabalho. Mas dei sorte. Sou canhoto.
Os meninos saem correndo para a venda. Ele caminha em direção à casa verde e empurra a porta em silêncio.

23ª semana
Do Guia do Bebê:
O bebê tem um aspecto ainda magro e enrugado. A pele é bem avermelhada e agora é menos transparente. A gordura está aumentando no subcutâneo, preenchendo devagar a pele. Seus chutes e pontapés podem ser percebidos por quem está por perto. O papai começa a participar mais desses momentos que até então eram só da mamãe.
Ele descobre o mundo que o cerca. Sente a membrana da bolsa das águas, brinca com a água, brinca com o cordão. Bebe o liquido e faz xixi. Bebe novamente e faz xixi. Pode apresentar soluços, o que preocupa as mamães que não sabem o que está acontecendo. Seu comprimento é de 30cm e seu peso aproximado é de 450g.

Homem-Aranha: prefiro o das HQs
Acabo de ver Spiderman. Voltei do cinema decepcionado com o que fizeram com meu super-herói preferido. O ponto alto do filme são os efeitos especiais - as cenas dele viajando de teia entre os prédios de NY são primorosas. Tobey Maguire manda ver legal, é um ótimo ator. Assim como Willem Dafoe como Duende Verde. A mocinha Mary Jane (Kirsten Dunst) deve despertar boas homenagens dos adolescentes que lotaram os cinemas. Mas o roteiro é fraco e previsível, além de ter umas patriotadas ridículas. O que mais me desagradou foi terem tirado o que o herói original das HQs tinha de melhor: o senso de humor. Os aranhófilos concordam comigo?

domingo, 14 de julho de 2002

Mudanças no blog
Voltei a usar o Blogger. É bem mais fácil de atualizar e arquivar que o Pitas.

Pérolas do “Erramos” da Folha de SP

Li no WowBlog do Nando, que por sua vez captou no TelescÓpica. Minhas preferidas:

“Diferentemente do que foi publicado no texto ‘Artistas periféricos passam despercebidos’, à pág. 5-3 da edição de ontem da Ilustrada, Jesus não foi enforcado, mas crucificado, e a frase ‘No princípio era o Verbo’ está no Novo, não no Velho Testamento.” (7.dez.94)

“Na nota ‘Balão’, da coluna Joyce Pascowitch, publicada à pág. 5-2 (Ilustrada) de 18/12, onde se lê ‘bando Opportunity’, leia-se ‘banco Opportunity’;” (21.dez.95)

“Saiu grafado incorretamente na edição de ontem o plural de fuzil-metralhadora. O certo é fuzis-metralhadoras, e não fuzíveis-metralhadoras, como foi publicado na pág. 1-14 de Brasil.” (13.set.91)

“Texto à pág. 4-4 (Esporte) de ontem informou incorretamente que a cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, fica no litoral.” (7.abr.00) A Bolívia não tem litoral.