sexta-feira, 19 de maio de 2006

Vi e gostei

Cá estou de novo com meus comentários sobre os filmes que você provavelmente já viu no ano passado. Se ainda não viu estes, recomendo.

Melinda e Melinda
, de Woody Allen. Quem não gosta dos filmes dele vai continuar não gostando. Se aprecia, como é meu caso, essa é uma boa amostra de que o diretor está em ótima forma. A vida é comédia ou tragédia? Duas histórias, com uma mesma protagonista numa mesma situação inicial, são apresentadas de maneira simultânea sob esses pontos de vista. 92/100.

Mondovino. Ótimo documentário sobre a produção de vinho no mundo. De Bordeaux à Califórnia, do Pays D´Oc à Sardenha, da Toscana a Pernambuco e ao norte da Argentina, o diretor nos leva a um passeio muito interessante que envolve os aspectos culturais, comerciais, políticos e filosóficos dessa bebida milenar. Achei curioso que os cachorros dos entrevistados são uma presença constante nas imagens. Podia ser um pouco mais curto - tem mais de duas horas. 90/100.

O senhor das armas. História da vida de um traficante de armas, interpretado por Nicolas Cage (provavelmente esse filme vai ser dublado pelo mano Leo) . Taí um filme que os professores deviam levar pros adolescentes nas salas de aula, em especial nos lugares mais expostos à violência. A primeira cena é de um didatismo cru: acompanhamos uma bala de fuzil desde o momento em que é fabricada até o instante em que atinge a cabeça de um menino-soldado na África. A história pode ser fruída pelo viés da aventura e também como uma denúncia contundente dos meandros políticos do tráfico de morte, desenvolvido de forma hipócrita por todos os cinco membros do conselho de segurança da ONU (EUA, Reino Unido, França, Rússia e China). 95/100.