Meu amigo e ex-colega de curso Geraldo Hoffmann, junto com outros dois jornalistas, começou uma série de reportagens especiais sobre a América Latina pra a agência de notícias alemã Deutsche Welle. Ele está encarregado do Brasil. Os bastidores da viagem dos três podem ser acompanhados no Blog Latino. Geraldo é catarinense de Antônio Carlos e vive há 14 anos na Alemanha. É um dos jornalistas mais brilhantes que conheço. Pelo blog, vi que desembarcou domingo à noite no Rio e que ontem tomou água de coco. No pouco tempo que tem disponível, ele gostaria de responder algumas perguntas, como:
O Brasil é visto de fora como uma enorme reserva de matérias-primas. Afinal, o que o país tem a oferecer ao mundo? E o que faz para explorar suas riquezas sem se autodestruir?
Qual é o poder real da Petrobrás na América Latina? Ela deve ser privatizada? Qual é o segredo da auto-suficiência energética brasileira?
Brasil rico, Brasil pobre: Bolsa família ou "ajuda" do PCC? Qual das duas faz a corrida?
País gigante, pequeno demais: Por que ainda há índios e trabalhadores rurais que precisam matar ou morrer pelo direito à terra?
|