quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Zero de outubro

A edição de outubro do Zero, jornal-laboratório do curso de jornalismo da UFSC, traz só entrevistas com jornalistas, realizadas por ocasião da V Semana de Jornalismo da UFSC. Clóvis Rossi, Maurício Dias, Juvan de Souza Neto, Renan Antunes, Marcelo Canellas, Juca Kfouri, Juca Varella e, na contracapa, uma anti-entrevista com Ricardo Kotscho, à la Gay Talese com Sinatra ("blue eyes" se recusou a falar com o jornalista americano e este fez um perfil clássico do cantor). O polêmico Renan Antunes de Oliveira, que em 2004 havia desistido do jornalismo e trabalhava como porteiro de hotel quando soube que ganhou o Prêmio Esso de Reportagem, deu a palestra encapuzado com um pano de chão, em protesto contra os profisisonais "mascarados" e em especial, Kfouri.
~
O saite do Zero tá desatualizado. A edição impressa pode ser encontrada nas bancas de jornais da UFSC e arredores ou pedidas pelo correio pra Curso de Jornalismo (UFSC-CCE-JOR), Trindade, CEP 88040-900 - Florianópolis - SC.
~
Com 24 anos de existência, o Zero acumula quase uma dezena de premiações que reconhecem seu valor como espaço de formação de jornalistas independentes, ousados e críticos. Tive a honra de publicar algumas matérias nele quando era estudante. Os festivos e trabalhosos dias de fechamento da edição, em que às vezes virávamos a noite preparando as reportagens e fotos, foram aulas práticas que estão gravadas pra sempre na minha memória afetiva. Muitos méritos do jornal se devem à dedicação apaixonada do professor Ricardo Barreto, que coordenou o projeto por 15 anos e agora passa o bastão adiante.